Receita com Prêmio Emitido Líquido foi de R$ 4,1 bilhões no período
O comprometimento do time de 1,7 mil Colaboradores e a confiança de seus 23 mil Corretores e Assessorias garantiram à Tokio Marine, mais uma vez, lugar de destaque no setor segurador brasileiro. O crescimento da Companhia em 2016 foi de 7,5% em relação ao mercado de seguros, que evoluiu 2,4%, não considerando VGBL, Saúde e Previdência. O Prêmio Emitido Líquido no ano passado foi de R$ 4,1 bilhões, contra R$ 3,8 bilhões em 2015. A Seguradora devolveu à sociedade R$ 2 bilhões em pagamento de sinistros e serviços de assistência, cumprindo seu papel social de viabilizar a reconstrução do patrimônio de pessoas e empresas.
Para enfrentar o cenário econômico, investimos em uma atuação focada em três pilares: Relacionamento, para ficarmos cada vez mais próximos dos Parceiros de Negócios; Tecnologia, que tornou a operação mais ágil e precisa; e Qualidade e Inovação na entrega de produtos e serviços. Em um ano marcado por tantos desafios na área econômica, nossa estratégia de ser uma Companhia Multiprodutos, atuando em todos os ramos, a exceção de Saúde e Previdência, garantiu o ranking de 6ª maior seguradora no mercado em que atuamos. Agradeço ao empenho do time e à parceria dos Corretores e Assessorias, fundamentais para este resultado, afirma o Presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara.
Dentro da Diretoria de Produtos Massificados, no segmento de Automóvel, apesar do mercado ter sofrido um decréscimo de 2,4%, a Tokio Marine registrou um crescimento expressivo de 7,3% e aumento da participação de mercado de 6,8% para 7,5%. Com este desempenho, a Companhia é atualmente a sexta maior seguradora do País nesse ramo. O portfólio, que já era bastante amplo, composto pelos seguros Auto, Auto Clássico, Utilitário Carga e Caminhão, foi incrementado com os lançamentos dos produtos Auto Roubo + Rastreador e Auto Popular. Considerando este último, a Tokio Marine estima que o seguro, voltado para carros com mais de cinco anos, represente 15% das vendas nos próximos anos.
Ainda em Massificados, também foram destaques os desempenhos dos seguros Residencial e Condomínio, que apresentaram um crescimento de 35,8% e 21,1%, respectivamente. Com esse resultado, a Tokio Marine ganhou participação de mercado nos dois segmentos, passando do 11° para o 9° lugar na carteira Residencial e da 5ª para a 4ª posição no ranking de Condomínio. Em paralelo, ainda mostrando a boa performance da Tokio Marine, a carteira de produtos Pessoas Coletivo registrou um crescimento de 2,9%, enquanto o mercado caiu 0,3%.
Na Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica, a Tokio Marine também obteve desempenho superior à média do setor no ano de 2016. A Companhia cresceu 12,2% neste segmento, contra uma evolução de apenas 5,8% do mercado. Em um cenário de queda na atividade econômica, a carteira de Property (considerando Riscos Nomeados, Empresarial e Lucros Cessantes) registrou um índice de 23,9% de crescimento, enquanto o mercado ficou praticamente estável, com um aumento de 0,6%. No segmento de Responsabilidade Civil Geral, a Seguradora cresceu 22,2%, passando do terceiro para o segundo lugar entre as maiores do País.
Para sustentar o crescimento e agilizar os processos, a Diretoria de Operações e Tecnologia da Tokio Marine disponibilizou uma série de inovações e serviços para atender à crescente demanda de Parceiros de Negócios e Clientes por mais facilidade e agilidade no dia a dia. Um dos projetos estratégicos realizados em 2016 foi o de integração com sistemas de multicálculos e plataformas de corretoras, seguindo uma tendência do mercado segurador. Além disso, a Companhia reformulou todo o sistema de solicitações de cotações, com o objetivo de aprimorar a navegação na ferramenta e aumentar a produtividade do processo.
Outra ação de grande impacto foi a implementação do parcelamento em seis vezes sem juros ou 12 vezes fixas no cartão de crédito para os produtos Automóvel Individual, Residencial Premiado e Empresarial Pequenas Empresas. A iniciativa, além de ajudar os Parceiros a reduzirem problemas de inadimplência em suas carteiras, oferece mais comodidade aos Clientes, que podem juntar pontos ou milhas em programas de fidelidade de seus cartões de crédito.
Para 2017, a Tokio Marine continuará investindo especialmente em qualidade dos produtos e oferta de serviços cada vez mais ágeis. Temos muita confiança na retomada do crescimento da economia e seus efeitos positivos também no mercado segurador, conclui Ferrara.
Fonte: PLANIN, em 24.02.2017.