O programa de formação e cocriação multidisciplinar chamado Insurtech Inovation Program, promovido pela PUC Rio em parceria com a Mag Seguradora e o IRB Brasil RE, cria soluções inovadoras que gerem impacto positivo no mercado de seguros e resseguros. O Professor e palestrante, Fernando Vieira, conduziu uma pesquisa com participantes desse projeto, onde o Seguro Fiança Locatícia foi objeto de estudo. Informações como renda, região geográfica, composição familiar, público-alvo, motivos sobre recusa e inclusão de coberturas, foram assuntos que fazem parte da composição dos dados
Segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o seguro fiança locatícia cresceu 76% em arrecadação em 2020 e arrecadou R$ 813 milhões no ano passado, até novembro. Sendo que menos de 3% dos imóveis alugados no país, utilizam essa forma de garantia. No mesmo ano, a Susep inseriu uma nova regra, na qual passou a exigir que as apólices fossem emitidas pelo prazo total do contrato de locação. Antes, esse contrato era emitido durante 12 meses e precisava ser renovada, no período do contrato de locação.
Para Fernando Vieira, participar de um estudo como consultor de um grupo, agrega conhecimento e aumenta a experiência em dar suporte com o material, que vai ser utilizado durante o programa. “Quando esses alunos me procuraram para efetuar um levantamento sobre o Seguro Fiança Locatícia, estive disponível para conduzir com uma parte da turma, todas as averiguações necessárias a respeito dessa modalidade de seguro. Projetos que fundamentam as peculiaridades do mercado segurador, auxiliam na formação e na qualificação profissional dos envolvidos. Esse programa projeta o presente e o futuro do setor, tendo a premissa de motivar aos participantes na condução do saber”, explicou.
Fonte: Karem Soares, em 20.08.2021