Companhia reforça a solidez de suas operações com aumento nas receitas e apresenta nova estratégia de negócio em quatro verticais: Seguros, Saúde, Negócios Financeiros e Serviços |
A Porto Seguro encerrou 2020 com um crescimento de 22,3% (vs. 2019) no lucro líquido[1], atingindo R$ 1,7 bilhão no ano e R$ 409,2 milhões no trimestre (+10,3% vs. 4T19), resultando em um ROAE de 21,6% em 2020 (+2,3p.p. vs. 2019) e 20,0% no 4T20. O resultado financeiro também cresceu 11,4% no 4T20 (vs. 4T19), decorrente principalmente do desempenho das alocações em renda variável e juros indexados à inflação, compensando a queda da taxa de juros. O bom desempenho da companhia, que mais uma vez mostrou a solidez de suas operações com aumento nas receitas, mesmo diante dos impactos da pandemia de Covid-19, se deve a estratégia de oferecer experiências relevantes no uso de produtos e serviços, aumentando o alcance da marca e alavancando a transversalidade e o cross selling entre os produtos. Com o desafio de “Ser cada vez mais um Porto Seguro para os clientes”, a empresa, agora em 2021, passa a apresentar seus negócios agrupados em quatro verticais: Seguros, Saúde, Negócios Financeiros e Serviços. Esta visão representa o novo posicionamento estratégico para promover o crescimento de seus negócios, observando as diferentes características dos mercados, o potencial de crescimento de cada segmento e a dinâmica de cada uma dessas verticais. A carteira de seguro Auto, que está dentro da vertical Seguros, alcançou no 4T20 o maior volume de prêmios de toda série histórica (R$ 2,8 bilhões), por meio de uma expansão de 5,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior e com um incremento de 105 mil veículos em relação ao 3T20. Os prêmios dos seguros Patrimoniais também avançaram e atingiram 11,3% (vs. 4T19) e os prêmios do seguro de Vida permaneceram estáveis (+0,2% vs. 4T19), com desempenho positivo no Vida Individual. Nesta frente de Seguros, os prêmios[2] apresentaram expansão de 6,4% no trimestre (vs. 4T19), impulsionados principalmente pela aceleração dos seguros Auto e Patrimoniais. Na vertical Saúde[3], o faturamento aumentou 5,5% em comparação ao 4T19 e 11,3% em relação ao ano de 2019. Os prêmios do seguro Saúde Empresarial evoluíram 6,2% no trimestre (vs. 4T19) e 13,3% em 2020 (vs. 2019), o quarto ano consecutivo de crescimento de prêmios em duplo dígito. O Seguro Odontológico apresentou uma expansão de 8,0% nos prêmios anuais (vs. 2019), ultrapassando 630 mil vidas seguradas. No consolidado de todos os negócios de Seguros (incluindo Saúde), o índice combinado atingiu 94,2% no trimestre (-1,2 p.p. vs. 4T19), decorrente principalmente da redução da sinistralidade do seguro Auto (-8,8 p.p. vs. 4T19), beneficiado pela melhoria na subscrição e precificação de risco. A sinistralidade do Saúde reduziu 3,9 p.p. (vs. 2019), atingindo o menor patamar observado nos últimos 10 anos. A vertical Negócios Financeiros[4] apresentou aumento nas receitas de 21,1% (vs. 4T19), impulsionado pelo Consórcio (+34,9% vs. 4T19), que registrou aumento no número de cotas e elevação do ticket médio, e pelo crescimento dos Riscos Financeiros[5] (+86,5% vs. 4T19). Nas Operações de Crédito (+3,1% vs. 4T19), destaque para a expansão na base de clientes: a operação de CDC incrementou o número de contratos em 25,5% (vs. 4T19) e o número de Cartões de Crédito atingiu 2,5 milhões de plásticos (+9,7% vs. 2019), com 65% dos clientes fazendo uso do cartão todos os meses. A Carteira de Operações de Crédito encerrou o ano com saldo de R$ 10 bilhões, 24,2% superior em comparação ao final de 2019. O gerenciamento eficaz da carteira de crédito e as ações para mitigação de risco contribuíram para a redução da inadimplência (NPL +90 dias), que atingiu 4,4% ao final do 4T20, apresentando melhora tanto em relação ao 3T20 (-0,8 p.p.) quanto em comparação com o 4T19 (-0,2 p.p.), alcançando um resultado favorável mesmo quando comparado ao período anterior a pandemia. Na vertical Serviços[6] foi registrado aumento de 22,9% nas receitas do 4T20 (vs. 4T19) e de 22,7% em 2020 (vs. 2019), com destaque para o Carro Fácil que cresceu 36,2% no ano (vs. 2019) e alcançou mais de 7 mil contratos ativos em 2020. A linha de serviços conta também com outros produtos sinérgicos aos negócios da Porto Seguro com potencial de expansão atrativo, como o Porto Cuida, Health for Pet, Porto Faz e Reppara! A Porto Seguro segue confiante na robustez de suas operações e bem posicionada em sua trajetória de crescimento e de entrega de resultados consistentes, por meio de iniciativas que permitirão dar continuidade à ampliação de sua base de clientes, aumento dos ganhos de eficiência operacional, avanço no processo de transformação digital, aprofundamento das práticas ASG e aperfeiçoamento dos modelos de negócio para aproveitar as diversas oportunidades que o mercado oferece. ASG – Ambiental, Social e Governança Principais destaques (4T20 em comparação com 4T19): · Receita Total: R$ 5,3 bilhões (+7,9%) · Prêmios Emitidos: R$ 4,5 bilhões (+8,5%) · Resultado de Negócios, Financeiros e Serviços: R$ 757 milhões (+10,9%) · Índice Combinado: 94,2% (-1,2 p.p.) · Resultado Operacional: R$ 310 mil (-4,1%) · Resultado Financeiro: R$ 300 mil (+11,4%) · Lucro Líquido: R$ 409 milhões (+10,3%) [1]. Resultados sem Business Combination. [2]. Considera os prêmios e contribuições dos seguros de Auto, Patrimoniais, Vida, Previdência, Uruguai, Transportes, Rural e Responsabilidade. [3]. Composto por Saúde Empresarial, Seguro Odontológico, Serviços Médicos, Saúde Ocupacional e Portomed. [4]. Abrange os prêmios e receitas do Cartão de Crédito e Financiamento, Riscos Financeiros, Consórcio, Gestão de Ativos e Capitalização. [5]. Parte do crescimento de Riscos Financeiros é explicada pelas mudanças regulatórias, com prêmios passando a ser contabilizados conforme a vigência do contrato. [6]. Composto por Atendimento, Carro Fácil, Health for Pet, Porto Faz, Reppara, Renova, Monitoramento de Veículos, dentre outros serviços. |
Fonte: Imagem Corporativa, em 08.02.2021