Por Jeniffer Elaina
As informações serão um dos maiores problemas do cenário de seguros, mas podem ser organizadas e usadas a favor dos corretores.
A retomada da economia deve melhorar as vendas de seguros em 2018, porém, ainda assim, os corretores precisarão saber lidar com alguns problemas.
Isso porque o setor está em constante movimentação, produtos novos surgem a todo o momento e a tecnologia pode ser uma vilã ou aliada.
A tendência é que nesse ano as vendas melhorem, mas para isso é preciso estar atento às barreiras que precisam ser superadas.
Quais serão os principais problemas do setor de seguros em 2018?
1 - Oferecer produtos personalizados
O cliente cada vez mais quer um produto personalizado, que atenda exatamente as suas necessidades.
Os corretores precisam entender muito bem o que cada consumidor está procurando e fazer uma oferta dentre as disponíveis que atenda em 100% essas necessidades.
Esse é um dos maiores problemas do cenário de seguros, uma vez que nem sempre consegue-se encontrar tudo o que o cliente procura na seguradora que ele escolheu.
Será preciso conhecer muito bem os produtos e convencer o cliente de que a oferta apresentada é a melhor para ele.
2 - Fornecimento de informações
Apesar do percentual de pessoas que possuem um seguro ainda ser baixo, o conhecimento sobre esses produtos têm aumentado.
Não tente enganar o comprador ou fornecer informações pela metade. Eles desejam que o corretor passe confiança e que os dados fornecidos sejam reais.
3 - Aumento do número de corretores
Com a facilidade da cotação de seguro online, tem crescido o número de corretores. Entretanto, mesmo eles sendo credenciados junto à Susep, nem todos realizam um bom trabalho, colocando em risco o trabalho de todos.
Será preciso demonstrar que existem profissionais sérios e conseguir driblar a concorrência para fechar um negócio.
4 - Valor dos seguros
Apesar da crise econômica estar passando, os problemas financeiros ainda são uma grande preocupação dos brasileiros.
Será preciso ofertar produtos com valores mais atrativos para conseguir fechar uma venda de um seguro.
Os produtos populares podem ser uma boa alternativa. Além disso, o pagamento precisa ser facilitado, com valores parcelados ou descontos à vista.
5 - Desorganização administrativa
Se a seguradora não for organizada, enfrentará sérios problemas do cenário de seguros em 2018.
A partir do momento em que se recebe um lead é preciso entrar em contato o mais rápido possível com o cliente para que ele não perca o interesse ou procure um concorrente.
As propostas também devem ficar organizadas e, caso o cliente tenha interesse, a apólice deverá ser gerada conforme o que foi conversado.
Deve-se manter a comunicação alinhada e não deixar que os processos se percam.
6 - Entender quem é o cliente
Os problemas não se resumem apenas a conquistar os clientes, mas a manter os que já se tem.
É necessário obter o máximo de informações sobre o uso dos produtos e até mesmo sobre a rotina do segurado sem enchê-lo de perguntas a todo momento.
O uso de aplicativos que fazem monitoramentos e outros recursos que coletam informações são de grande ajuda. Os dados coletados poderão ser usados para precificar melhor os produtos e fazer ofertas.
Fonte: SegurodeAutomovel.org, em 23.01.2018.