O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado segurador nacional com atuação multilinha e presença em todas as regiões do país, encerrou os nove primeiros meses de 2017 com faturamento de R$ 55,1 bilhões, o que representa evolução de 9,8% sobre igual período do ano anterior, nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta.
O resultado está alinhado ao guidance de crescimento do Grupo Segurador para este ano, situado no intervalo de 6% a 10%.
A expansão da receita foi influenciada principalmente pelos segmentos de Vida e Acidentes Pessoais e Previdência Complementar, cujos prêmios e contribuições registraram evolução de 19,2% e 12,6%, respectivamente, além de Saúde, com 7,7%.
O bom desempenho do faturamento consolidado do Grupo impactou favoravelmente o lucro líquido, que ultrapassou R$ 4,1 bilhões no acumulado do ano, superando em 2,0% o registrado no mesmo período de 2016. O Retorno Anualizado sobre o Patrimônio Líquido Ajustado atingiu 19,4%.
Já as provisões técnicas cresceram 12% no acumulado do ano, alcançando cerca de R$ 240 bilhões, e os ativos financeiros, mais de 15%, ultrapassando R$ 266 bilhões.
Todos os principais indicadores de desempenho do Grupo Segurador apresentaram evolução expressiva.
Pelo segundo trimestre consecutivo, o Índice de Eficiência Administrativa permaneceu em 3,9% – o melhor do mercado entre as seguradoras de grande porte –, em decorrência da racionalização de gastos e de um rígido controle dos custos diretos.
O Índice Combinado melhorou em 2,1 pontos percentuais – passando de 88,7% para 86,6%.
Já o índice de Sinistralidade – parâmetro fundamental na operação de seguros – diminuiu em todas as bases de comparação: 0,3 ponto percentual no acumulado do ano (de 75,4% para 75,1%); 2,1 pontos percentuais ante o mesmo trimestre de 2016 (de 77,1% para 75,0%); e 1,6 ponto percentual em relação ao trimestre passado (de 76,6% para 75%).
Pelo 16º ano consecutivo, a marca Bradesco Seguros foi apontada pelo Instituto Datafolha como Top of Mind na categoria “Seguros”. O reconhecimento é concedido anualmente às marcas mais lembradas pelo consumidor, a partir de levantamento em âmbito nacional com pessoas de diferentes níveis sociais e escolaridades.
Fonte: Diferencial, em 01.11.2017.