Por Jeniffer Elaina (*)

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Se você é corretor de seguros, precisa se atentar a alguns detalhes para estar preparado para as vendas no final e começo do ano. Para te ajudar, vamos falar um pouco sobre este assunto neste artigo.

Principalmente com o avanço da tecnologia, é essencial para os corretores de seguros estarem alinhados em diversos pontos para as vendas no final e começo do ano. São algumas atitudes que você precisa ter ou, por exemplo, implementar no seu negócio para alavancar as vendas no final e começo do ano.

As estimativas para 2023 foram boas, inclusive, no primeiro semestre deste ano, a arrecadação foi de mais de R$181 milhões, de acordo com informações divulgadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Porém, o ano ainda não acabou e ainda temos um ano inteiro, 2024, pela frente.

Por esta razão, é essencial sabermos como aperfeiçoar o nosso negócio com o intuito de atrair ainda mais consumidores quando o assunto é venda de seguros online. 

Veja algumas tendências para se preparar para as vendas no final e começo do ano

A internet é um lugar onde diversas pessoas conseguem comercializar o mesmo produto. Por isso, quem vende seguros, por exemplo, precisa se destacar entre os seus concorrentes. Ainda mais que, com a chegada do final e começo de um novo ano, a demanda cresce e as oportunidades não podem ser desperdiçadas.

Mas o que você deve fazer? É exatamente isso que falaremos neste texto.

1. Não se esqueça da divulgação do seu negócio

O planejamento é uma das melhores formas de se preparar para as vendas no final e começo do ano. Afinal de contas, sem divulgação, as pessoas saberão que você vende seguros, não é mesmo?

Então, já pegue um papel e uma caneta e comece a estipular as próximas publicações nas redes sociais, por exemplo. Olhe no calendário datas sazonais importantes e aposte na divulgação dos seus produtos. Lembre-se de olhar quem está há bastante tempo no mercado. Se você vende seguro auto, inspire-se sempre nas melhores empresas de seguro automotivo online e tire boas ideias.

Uma grande oportunidade é trabalhar os seguros de saúde, nos meses em que as campanhas do Governo Federal estão alinhadas com os itens que você vende. Como, por exemplo, outubro rosa e novembro azul, que são ótimas chances de divulgar os seus produtos relacionados à saúde.

Agora, o Maio Amarelo, conhecido como prevenção de acidentes de trânsito, pode ajudar nas vendas de seguro auto. Para isso, você pode trabalhar tanto nas redes sociais como criar um blog na sua plataforma e, consequentemente, implementar o marketing de conteúdo.

2. Aposte no Chatbot

O atendimento rápido pode ser um grande diferencial para o seu negócio tanto no final como no começo do ano. Devido à correria do dia a dia, o tempo é uma das preciosidades entre as pessoas. Por isso, as plataformas que oferecem um atendimento qualificado podem conquistar mais clientes.

Se você ainda não tem o chatbot no seu site, não perca tempo e implemente. Isso facilitará, principalmente, os clientes que têm dúvidas sobre algum serviço e querem rapidamente uma resposta. 

3. Fique atento no SEO da sua plataforma

As pessoas que buscam por seguros online, tendem a ir a sites de buscas para encontrar as informações desejadas. Se a sua plataforma não está com o SEO alinhado com as normas estabelecidas, você pode ficar para trás.

Portanto, aproveite para se preparar para as vendas no final e começo do ano, contratando um profissional qualificado, por exemplo, que dará todas as diretrizes de como deixar a sua plataforma sempre na primeira posição ou até mesmo na primeira página das páginas de buscas mais utilizadas entre os usuários como, por exemplo, o Google.

Então, está seguindo essas dicas?

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

19.01.2024