capital-intelectual-logotipo

Mateus Alves Daniel
Bradesco Seguros

Com dez anos de experiência no mercado de seguros, Mateus Alves Daniel atua na Bradesco Seguros e integra o Grupo de Trabalho de Criciúma do SindsegSC.

Formado em Química Industrial e Administração de Empresas, Mateus está sempre em busca de conhecimento, e segundo ele, essa deve ser uma das principais características do profissional que deseja atuar no mercado.

Em entrevista para o Capital Intelectual, o profissional fala sobre as suas expectativas para 2017 e sobre os principais desafios de se atuar com seguros no Sul de Santa Catarina.

Confira na íntegra a entrevista desse profissional que agrega valor ao mercado e desenvolve constantemente a cultura do seguro.

1 - Como você ingressou no mercado de seguros? Quais foram os aspectos que te conquistaram para atuar nesse mercado?

Ingressei em 2007, uma amiga tinha conhecimento da vaga em aberto na Bradesco Seguros, e como estava à procura de emprego, logo deixei meu currículo e me candidatei à vaga. Fiz o processo seletivo e após alguns dias me chamaram e comecei a atuar no Departamento de Sinistros. O mercado de seguros é muito dinâmico e desafiador. Em todo momento você aprende e vivencia situações diferentes, o que torna um ramo fascinante.

2 - Qual é a sua formação acadêmica? Como faz para se manter atualizado com as mudanças do mercado?

Sou formado em Química Industrial (2006) e Administração de Empresas ambos cursos com formação pela UNISUL. Estar sempre buscando atualizações do mercado é fundamental, hoje temos muitos meios que nos auxiliam, sendo assim faço cursos presenciais, on-line, leio livros, revistas, sites e também através da troca de ideias com os colegas e demais conhecidos do mercado segurador.

3 - Quais são as principais qualidades que um profissional deve possuir para atuar no mercado de seguros?

O profissional deve estar sempre em busca de conhecimento, sempre aprimorando para cada vez mais oferecer o que tem de melhor para bem atender o cliente. Deve ser dedicado, proativo, perspicaz e ousado.

4 - Em uma análise do mercado de seguros, quais são as mudanças e inovações mais importantes para 2017?

Acredito que a tecnologia é uma grande aliada desse segmento, pois estreita o relacionamento e ao mesmo tempo gera mais responsabilidade de adequação e inovação para melhor atender ao cliente e se aproximar dele. O foco deve estar na percepção da mudança de comportamento dos consumidores para conhecer as suas necessidades e hoje temos ferramentas muito avançadas para isso, como o Big Data, por exemplo. A Internet das Coisas, como é chamada, tem ganhado força. A utilização de smartphones, notebooks e tablets conectados a internet aumenta a cada dia. O mercado segurador deve investir em aplicativos que automatizem os serviços. As plataformas digitais estreitam o relacionamento com os clientes e ampliam os canais de venda para conquistar novos públicos.

5 - Quais são os maiores desafios de se atuar no Sul de Santa Catarina, e de integrar o Grupo de Trabalho de Criciúma?

Um dos principais desafios em âmbito nacional é que o seguro não está inserido na cultura do brasileiro, que muitas vezes pelas condições financeiras não o reconhece como uma necessidade e não valoriza a importância de proteger o seu patrimônio ou o seu futuro. Além disso, em Santa Catarina, temos os fatores climáticos que são uma fonte de preocupação e de despesas inesperadas pelas seguradoras. Temos também algumas associações e cooperativas que realizam comércio ilegal de seguros de automóveis, principalmente na região sul do estado. Outro desafio, dessa vez positivo, é o fato de que atuam na região, seguradoras muito prestigiadas pelos corretores, o que nos move a buscar ações para elevar a qualidade do nosso atendimento e serviços a fim de nos manter competitivos e elevar o nosso Market Share. Então, fomentar a cultura do seguro na população em geral é um grande desafio, temos um mercado promissor que pode ser muito explorado. Hoje no grupo de trabalho percebo que os colegas apesar da concorrência, interagem e se relacionam como numa única causa. A equipe do Grupo de Trabalho de Criciúma é muito competente e comprometida em suas funções.

6 - Quais são as diferenças que o desenvolvimento da tecnologia trouxe para o segmento?

As inovações nos sistemas aliados a tecnologia são necessárias para facilitar e auxiliar o dia a dia de quem precisa de agilidade. A transferência do conhecimento para os sistemas reduziram os custos das operações, tempo de processamento em transações críticas além da melhoria na comunicação com os clientes, que resultaram em benefícios para os segurados e corretores de seguros. Com a evolução dos sistemas o tempo empregado hoje é muito menor para realizar qualquer operação.

7 - Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar a cultura do seguro na sociedade?

Acredito que a comunicação deve ser mais bem trabalhada, visibilidade pública através da imprensa, além dos demais meios de comunicação para trabalhar a conscientização da sociedade que acaba descobrindo a importância do seguro ao ver seu vizinho sendo indenizado num eventual sinistro. O mercado precisa avançar nas ações de promoção de produtos para além da >

8 - Como o senhor avalia a atuação do SindsegSC em Santa Catarina?

O SindsegSC é extremamente atuante, sempre fazendo seu papel social agregando conteúdo aos profissionais do ramo através de palestras, cursos de capacitação, site e demais atividades com o Grupo de Trabalho, sendo fundamental não somente para os associados como também para a sociedade.

9 - A infância é uma fase muito marcante na vida de todos, e que permanece mesmo após a vida adulta. Qual é a sua memória mais recorrente sobre essa época?

Lembro como se fosse hoje... No verão, estação mais esperada pois também revíamos alguns amigos que só reencontrávamos na temporada de veraneio, das inúmeras brincadeiras, jogávamos bola, taco, vídeo game, andávamos de bicicleta. Certamente aquela época marcou muito, pois são nossas primeiras vivências. Acredito ser uma fase muito importante, pois nela começamos a desenvolver o caráter.

10 - Durante os anos de carreira conhecemos diversas pessoas e adquirimos experiências marcantes. Você tem alguma história emocionante, engraçada, ou alguém que te marcou em sua vida profissional?

Conheci pessoalmente o grande líder Sr. Marco Antonio Rossi através de um encontro em São Paulo chamado “Trocando Ideias”. Pessoa extremamente humilde e competente, não era a toa que ocupava o cargo de Presidente da Bradesco Seguros. No evento “Trocando ideias”, respondeu perguntas deixando claro que podia ser questionado sobre qualquer assunto, possibilitando que todos os participantes ficassem realmente à vontade. Infelizmente sofreu acidente aéreo fatal em 2015, porém deixou seu legado e grandes ensinamentos, mesmo aos que puderam conviver com ele apenas alguns minutos. Pessoas que fazem a diferença principalmente no caráter e forma de agir com as outras pessoas certamente são merecedoras de elogios, sendo assim considero uma experiência marcante em minha vida profissional.

LIVRO: Pessoas de Resultado, do autor Luiz Fernando Garcia
FILME/SÉRIE: Gosto de bons filmes de suspense...
MÚSICA: Coldplay – A Sky Full of Stars
ESPORTE: Futebol.
COMIDA FAVORITA: Massas e carnes em geral...
MANIA: Organizar os objetos para que fiquem sempre na mesma disposição.
MEU LEMA É...: Apesar das dificuldades, estar sempre de bem com a vida.
UM DIA PERFEITO: Meu casamento.
SOU MUITO LEGAL QUANDO...: Me convidam para um churrasco.
DIANTE DE NOVOS DESAFIOS EU...: Enfrento e encaro com otimismo.
QUANDO ESTOU PARADO NO TRÂNSITO EU...: Penso sobre os compromissos do dia.
O QUE NÃO GOSTA DE OUVIR: “Isso não vai dar certo”.
GOSTARIA DE APRENDER: Uma nova língua.
MOMENTO INESQUECÍVEL: Minha lua de mel em Cancún.
LUGAR QUE DESEJA CONHECER: Machu Picchu.
EXEMPLO DE VIDA: Meu Pai.
SONHO: Viajar pelo mundo.
PONTO QUE GOSTARIA DE DESTACAR: Destaco a minha satisfação em ter a oportunidade de fazer parte de uma grande seguradora que me proporciona aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Aproveito para agradecer o convite para participar do Capital Intelectual. Ressalto novamente a importância da atuação do SindsegSC na nossa região.

Fonte: SindSegSC