Com o fim do ano se aproximando, o planejamento para a tão esperada viagem durante os períodos festivos e as férias escolares é posto em prática. Destino escolhido, passagens compradas e hotel reservado. Mas para não correr o risco de ter o passeio interrompido por algum imprevisto, a contratação de um seguro viagem é fundamental, especialmente para destinos internacionais.
Segundo Mario Almeida, gerente de Marketing da Allianz Global Assistance, líder global no segmento de seguro e assistência viagem, que no Brasil atua como representante de seguro da Allianz Seguros, a contratação deste produto durante os meses de novembro e dezembro tende a aumentar em virtude da demanda crescente por viagens, além das ações promocionais em novembro, como a Black Friday, por exemplo. Entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração ao adquirir o produto como, por exemplo, o perfil do viajante, as exigências de tratados do local de destino, a abrangência de cobertura que se deseja, entre outras questões. E lembre-se, preço não deve ser a única referência.
Para ter uma viagem tranquila, a Allianz Global Assistance listou abaixo alguns cuidados a serem tomados ao contratar um seguro viagem:
1. Avalie qual cobertura é necessária de acordo com o seu perfil
Muitas pessoas ficam na dúvida ao escolherem o valor de garantia para cada cobertura para suas viagens e, com isso, acabam optando pelo pacote básico, ou mais barato. Mas a escolha da cobertura deve levar em conta fatores como a idade do viajante, condição de saúde, características do local visitado e tudo o que o viajante pretende fazer de entretenimento em sua viagem, explica Almeida. O ideal é sempre procurar uma cobertura que se adeque perfeitamente ao seu perfil e o de sua viagem.
2. Verifique se o seguro viagem atende às exigências de tratados locais
A empresa explica que determinados países e regiões exigem garantias mínimas a serem adquiridas na cobertura do seguro. Por exemplo, os países pertencentes ao Tratado de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça) estabelecem a contratação do Seguro Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
3. Certifique-se dos riscos e sinistros que não estão cobertos
Mário Almeida explica que qualquer seguro possui exclusões de cobertura que, se o cliente não se atentar, pode ter problemas quando solicitar algum atendimento, afinal o Seguro Viagem cobre situações emergenciais e também não pode ser confundido com seguro saúde.
4. Seguro Viagem pode ser cancelado em até 7 dias úteis sem custo
Caso algum imprevisto ocorra e impeça o segurado de realizar a sua viagem, há a possibilidade de cancelamento prévio do Seguro Viagem, sem custo ao viajante. Para isso, é necessário solicitar o cancelamento em até 7 dias após a compra. Porém, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, a desistência não é aplicável à compra de passagens aéreas.
5. Pesquise sobre a empresa que está fornecendo o serviço
Assim como em qualquer outra aquisição importante, devemos ficar atentos ao histórico da empresa que estamos contratando. Verificar as reclamações de clientes não resolvidas, a facilidade de canais para contato e a forma de acionamento em caso de sinistro, e até se o atendimento durante a viagem é feito em português, são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher a empresa para adquirir o seu seguro viagem, exemplifica o executivo.
Fonte: Virta, em 20.12.2016.