Projeto de inovação social elaborado pela empresa foi escolhido para receber prêmio de 20 mil euros
Um projeto de responsabilidade social corporativa apresentado pela Allianz Brasil ao Fundo de Inovação Social do Grupo Allianz (Social Innovation Fund, em inglês) foi premiado pelo grupo e escolhido para receber 20 mil euros. O projeto tem como objetivo criar um centro digital a ser conduzido pela ABA, Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz, que já atua na Comunidade Santa Rita, em São Paulo, há 24 anos.
O trabalho apresentado pela Allianz Brasil concorreu com 25 projetos de mais de 20 países onde a seguradora atua e foi escolhido por um grupo de experts em impacto social e responsabilidade social, como o Impact Hub, que desde 2005 atua no fomento das boas práticas de inovação social, e o SOS Children´s Villages, instituição filantrópica de atendimento a crianças com atuação global.
A escolha pelo projeto brasileiro também é um reconhecimento do Grupo pelo trabalho sólido e não pontual da Allianz no país, fruto da estratégia de responsabilidade social corporativa da empresa com seus stakeholders, envolvendo uma cadeia significativa de ações de impacto social. “Este é um reconhecimento à Allianz Brasil e a seus colaboradores pelo intenso e consistente trabalho de responsabilidade corporativa que tem sido realizado em prol da inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O envolvimento da empresa com a ABA é de longo prazo, focado em resultado e só é possível por meio da atuação voluntária dos nossos profissionais e as contribuições de colaboradores, corretores e empresas parceiras. Por meio do apoio à ABA, a Allianz atua como agente de transformação e empresa cidadã, trazendo a oportunidade aos seus colaboradores e parceiros de participarem e contribuírem com um projeto social voltado à educação”, ressaltou Daniella Satake, superintendente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Allianz.
O prêmio de 20 mil euros concedido pela Social Innovation Fund será destinado à ABA para implantar o “Centro Digital para Crianças e Adolescentes” que possibilitará novos aprendizados técnicos, profissionais e de expressão para jovens de 4 a 16 anos e ampliará em 25% o número de pessoas atendidas pela Associação.
“Este prêmio é uma conquista coletiva, fruto do esforço conjunto da Allianz Brasil e ABA. O Social Innovation Fund é, sem dúvida, uma iniciativa de vanguarda e é muito importante que as organizações promovam ações deste tipo para permitir que Associações, como a ABA, expandam suas atividades e viabilizem mais iniciativas de impacto social efetivo. Agradeço o engajamento e competência técnica dos colaboradores voluntários que contribui para que a ABA continue firme no seu propósito de gerar oportunidades de crescimento por meio da educação a 650 crianças e adolescentes atendidos”, disse Rose Oliveira, diretora da ABA.
Os critérios de escolha do projeto envolviam questões de inovação, para criar um novo programa em termos de formato, performance e eficiência; foco em inclusão social de crianças e adolescentes, possibilidade de atingir resultados mensuráveis; alinhamento com a estratégia global de Responsabilidade Corporativa do Grupo; envolvimento do colaborador, plano de comunicação claro para divulgá-lo, transparência; impacto sustentável e atendimento a algum dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da ONU.
O projeto se destacou por atender os objetivos 1 e 8 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, de erradicação da pobreza e oportunidade de trabalho decente e crescimento econômico, e estar diretamente alinhado com a estratégia global e local da seguradora, simplificando sua atuação digital.
Na Comunidade Santa Rita, localizada na zona Leste de São Paulo, a ABA atua há 24 anos com trabalho contínuo de formação complementar para crianças de 4 a 16 anos envolvendo também as famílias, adultos e terceira idade da região.
Sobre a Allianz Seguros
No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de mais de 60 filiais.
A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes globais em seguros – o maior da Europa – e um dos maiores investidores do mundo, gerenciando mais de 660 bilhões de euros em nome de seus segurados e administrando mais de 1,4 trilhão de euros de ativos de terceiros por meio da Allianz Global Investors e PIMCO. Em 2017, o Grupo Allianz alcançou receita total de 126 bilhões de euros e lucro operacional de 11 bilhões de euros.
O Grupo Allianz está presente em mais de 70 países e seus clientes corporativos e de varejo passam de 88 milhões. Além de oferecer seguros de propriedade, vida, saúde, crédito, corporativos globais, e serviços de assistência, a Allianz também se destaca em estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia. Graças à integração sistemática de critérios ecológicos e sociais em processos de negócios e decisões de investimento, o Grupo Allianz é a seguradora líder no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
Fonte: Virta, em 20.12.2018.