A seguradora AIG reuniu em sua sede, em São Paulo, funcionários e convidados para discutir as barreiras da igualdade de gênero na sociedade brasileira. O 6º Café Corporativo de Diversidade, organizado pelo grupo voluntário de funcionários Todos Pelas Mulheres & Aliados, contou com a participação de profissionais engajadas com a causa, como: Anette Trompeter, Diretora da Plan Brasil, organização voltada à promoção e defesa dos direitos das crianças; Viviane Duarte, Fundadora da Plano Feminino, plataforma de conteúdo e estratégias de branding; e Alessandra Brantegani, Gerente da Filial Campinas da AIG, representando a liderança feminina dentro da Companhia.
A igualdade de gênero se inicia na infância, quando as meninas e os meninos estão conhecendo os valores éticos. Somente educando as novas gerações, conseguiremos avançar nessa causa, ressaltou Anette Trompeter, da Plan Brasil. Outras questões sociais, como gravidez na adolescência, casamento precoce e violência sexual, tendem a diminuir as oportunidades e o empoderamento feminino na fase adulta.
A diferença salarial entre mulheres e homens é um exemplo prático do gap no mercado de trabalho. Apesar de a população feminina ser maioria no Brasil, 51,6%, segundo o IBGE, estima-se que a remuneração média delas é cerca de 30% menor que a deles. Precisamos desconstruir esse paradigma de que a produtividade feminina é menor, ao passo que as mulheres precisam acreditar em seu potencial de liderança, destacou Viviane Duarte, da Plano Feminino.
O grupo Todos Pelas Mulheres & Aliados foi criado em 2014 com a missão de promover o desenvolvimento profissional das mulheres na Companhia, proporcionando visibilidade e benefícios de uma rede forte e comprometida. Muitas empresas hoje já entendem que a diversidade de pensamentos e posições agrega eficiência à operação. Trabalhar em um lugar com essa política faz bem para o profissional e para a sociedade como um todo, comentou Alessandra Brantegani, da AIG.
Cultura global. Ocupando o posto de empresa global, a AIG integra a diversidade e igualdade de gênero em sua cultura organizacional, acreditando que tais valores contribuem para a construção de um ambiente de negócios mais próspero e humano. Atualmente, a seguradora conta com cerca de 100 grupos de funcionários voluntários em todo o mundo, focados nas mais variadas causas inclusivas. Exemplos de grupos em outros países são: Líderes Asiáticos, Profissionais Negros na AIG, Deficientes e Aliados, Profissionais Veteranos de Guerra, Jovens Profissionais, entre outros. No Brasil, além do grupo de mulheres, a AIG também conta com outro grupo voluntário de funcionários, voltado para a causa LGBT, o Diversitas, que desde o início de 2016 vem realizando diversas atividades internas e voltadas à comunidade.
Fonte: Press à Porter, em 22.02.2017.