Atividades envolvem funcionários, que participarão de uma maratona para análise de problemáticas levantadas pelas entidades Arrastão e Imargem e desenvolverão soluções para ajudá-las
Comumente conhecido no mundo tecnológico, o termo hackathon pode ser definido por um evento que reúne profissionais de programação, por horas, dias ou semanas, com a finalidade de explorar dados, discutir ideias e desenvolver projetos de software, hardware ou aplicativos. Agora, o modelo passa a ser utilizado, com um cunho social por meio de uma atividade da Zurich, seguradora global com mais de 70 anos de atuação no mercado brasileiro.
Envolvendo colaboradores de suas diversas áreas, a Zurich realizará, de 16 a 20 de abril, uma Maratona Social, no formato hackathon, em que os voluntários analisarão problemáticas levantadas por duas ONGs - Arrastão e Imargem - e desenvolverão soluções e projetos para ajudá-las. A ação integra o programa de responsabilidade social corporativa da Zurich, A Vida em Novas Cores.
Cada uma das ONGs apontou cinco problemáticas dentro de sua gestão, como Captação de Recursos, Planejamento Estratégico, Ferramentas Financeiras, Engajamento de Equipe, entre outros. Os voluntários puderam escolher em qual dos desafios podiam colaborar. Foram realizadas também visitas nas ONGs e palestras de seus representantes na sede da Zurich, em São Paulo, para apresentar as rotinas, formatos de trabalho e ações das entidades.
"Um dos maiores problemas de algumas ONGs está relacionado à gestão. Para estas entidades, é de extrema importância receber a colaboração de profissionais capacitados em lidar com o gerenciamento e desenvolvimento de projetos. É uma iniciativa inovadora e que será de grande ajuda para as ONGs e suas comunidades atendidas", diz Ivo Pons, Sócio Fundador da Rede Design Possível.
A Maratona Social terá 24 horas no total, divididas na semana de sua realização. As reuniões de trabalho contarão com 65 colaboradores, organizados em grupos de acordo com a problemática que deverá ser analisada e trabalhada através do método de design thinking. Após a ação, os profissionais acompanharão a implementação dos projetos junto às ONGs. Para a realização de todas as atividades da Maratona, a Zurich contou com a parceria da Rede Design Possível, uma associação sem fins lucrativos que integra iniciativas visando à transformação positiva social e/ou ambiental.
De acordo com o CEO da Zurich no Brasil, Edson Franco, com a realização da Maratona Social, a companhia buscou uma estratégia inovadora para solucionar problemas de vulnerabilidade social. “É uma oportunidade de aplicarmos, juntos, nossas expertises em situações reais das ONGs, a fim de buscarmos soluções efetivas, por meio da colaboração, e fazer parte de uma transformação tangível”, afirma.
A ONG Arrastão é uma rede de cidadania baseada nas áreas pedagógica, social e cultural, com atuação no Campo Limpo, na capital paulista, e atende crianças, jovens e suas famílias. Também atua com projetos habitacionais e ambientais. A ONG Imargem atua na zona sul de São Paulo com atividades que utilizam a linguagem da arte urbana.
Fonte: Race, em 19.04.2018.