Instituto Undió, que atua com jovens carentes por meio da arte, foi escolhido pela Zurich para receber a ação social A Vida com Novas Cores deste ano
Glaucia Smithson (Diretora de Seguros de Vida e Previdência Corporativos da Zurich), Carlos Toledo (Diretor de RH da Zurich), Walter Pereira (Diretor de Varejo da Zurich), Thereza Portes (Instituto Undió), Julia Portes (Instituto Undió) e Rogério Gebin (Diretor Regional Minas Gerais da Zurich)
Nesta quarta-feira (30/11), o Instituto Undió, reconhecida ONG de Belo Horizonte, recebeu uma grande festa de encerramento da ação social A Vida com Novas Cores, promovida pelo segundo ano consecutivo pela seguradora Zurich. A ONG foi a escolhida como beneficiada por atuar com arte, tema central deste projeto de Responsabilidade Social da Zurich. Na ocasião, cerca de 140 jovens atendidos pela Undió tiveram a oportunidade de trocar experiências artísticas com os funcionários da Zurich, oferecendo-lhes camisetas personalizadas, além de realizarem apresentações artísticas.
O trabalho da Zurich é todo voltado para as pessoas que amam de verdade, e que protegem o que amam. A Zurich é uma companhia de 144 anos de existência que dedica atenção às comunidades em que atua e promove ações sociais no mundo todo, e o A Vida com Novas Cores é um projeto realmente especial da companhia no Brasil disse Walter Pereira, Diretor de Varejo que fez a abertura do evento. Além da ação de responsabilidade corporativa que envolveu centenas de funcionários e da grande festa na sede da ONG, a Zurich ofereceu benfeitorias à Undió, como conserto do telhado, instalação de ar condicionado, doação de computadores e material de pintura.
Chamada ao palco, a artista plástica Thereza Portes, uma das fundadoras do Instituto Undió, agradeceu emocionada pela ação da Zurich e de todos os presentes. Estou muito emocionada com esse apoio que estamos recebendo da Zurich, pois conduzir os trabalhos de uma ONG não é tarefa fácil, é uma luta diária. Sei que não somos capazes de fazer nada sozinhos, mas juntos somos mais fortes, principalmente com a força que vem destes jovens, disse aos presentes.
Outro momento marcante do evento foi a apresentação do rapper Ronald, hoje com 20 anos, que teve sua história marcada pelas atividades da ONG. Entre uma rima e outra, a mensagem de inspiração aos jovens presentes foi o futuro pode ser melhor que o hoje. A apresentação de um grupo de percussão formado por jovens do Instituto Undió, que moram em um quilombo em Belo Horizonte, embalou parte da festa.
O artista plástico Romero Britto, que teve uma infância difícil e conquistou fama no mundo todo, foi convidado pela Zurich para permitir o uso de sua arte colorida para ilustrar todo o projeto A Vida com Novas Cores de 2016. Por intermédio da Zurich, Romero doou uma cópia original para o Instituto Undió, chamada Love the World. Esta obra tem crianças, tem cores, transmite alegria. Como criança pobre no Brasil, eu passei por diversas dificuldades, mas por meio da arte consegui transformar minha vida. Este projeto da Zurich é realmente lindo e eu fico feliz de ter sido convidado a participar, porque acredito que a vida dos jovens da ONG Undió pode ser transformada por este projeto, disse Romero Britto em vídeo gravado para os jovens e transmitido durante o evento.
A Vida com Novas Cores é um projeto importante porque ele nasce da força da arte, que é transformadora. Com a arte o feio fica bonito, um traço fora do lugar passa a ser uma montanha ou um sol. Na arte a gente pode errar, consertar, se corrigir e se melhorar. E buscando o nosso melhor vamos ficando mais fortes e acreditamos que podemos conquistar o que nos é realmente importante, disse o Diretor Walter Pereira, da Zurich, incentivando os jovens da Undió a acreditarem em si e construírem um futuro melhor.
A Vida com Novas Cores
O projeto da Zurich foi batizado de A Vida com Novas Cores porque a companhia acredita que o envolvimento com a arte pode levar os jovens e crianças carentes a vislumbrarem um futuro mais próspero. Este é um dos projetos de Responsabilidade Social mais valiosos para nós, no Brasil. Estamos bastante orgulhosos e felizes por oferecer esta iniciativa, afinal os jovens são o futuro da nossa sociedade, e a Zurich tem como premissa trabalhar projetos de médio e longo prazo, afirma o CEO Edson Franco.
Além do projeto A Vida com Outras Cores, a Zurich mantém uma gincana solidária entre suas ações de responsabilidade social. A Missão Z foi criada para beneficiar comunidades no Brasil e objetiva estimular os profissionais da empresa a organizarem ações culturais, recreativas, educacionais, de cidadania, ou doações de diversos produtos, como alimentos e roupas. De modo que promovam a inclusão social das pessoas assistidas de entidades selecionadas.
Fonte: Danilo Gonçalves, em 30.11.2016.