No segundo episódio da campanha da Sompo Seguros, Priscila Pacheco conta como seu projeto de educomunicação ajuda a estimular o senso crítico dos jovens por meio da produção audiovisual
A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings um dos maiores grupos seguradores do mundo lança hoje o segundo episódio da Websérie Você Sempre Bem (http://bit.ly/VSBep02). A campanha, que tem como objetivo apresentar semanalmente relatos de pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação; traz o depoimento da jornalista e técnica em Produção Audiovisual Priscila Pacheco, de Curitiba (PR).
Priscila Pacheco é responsável pelo projeto de educomunicação Janela Periférica (http://janelaperiferica.com.br), no qual se vale de recursos do jornalismo, cinema e educomunicação junto à ASMOZI - Associação de Moradores das Moradias Zimbros, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital paranaense. O Janela Periférica promove oficinas de comunicação com as crianças do bairro, que são participantes ativas nas fases de produção. A ideia é refletir e noticiar o contexto em que elas vivem, mas com base na visão da criança sobre o seu espaço. O projeto busca estimular o senso crítico e criador e, consequentemente, possibilitar uma nova visão sobre a imagem, a formação do olhar e a transformação social. Segundo a jornalista, a ideia da iniciativa surge de uma lacuna existente nos veículos de comunicação, nos quais os produtos audiovisuais são pensados para crianças e não por crianças. O projeto também já atuou em outras regiões da cidade, como as oficinas realizadas no CID - Centro de Integração São Luis Orione, com as crianças residentes no bairro Santa Quitéria.
Trajetória
A própria história de Priscila foi transformada pela comunicação. A curitibana cresceu no bairro do Capão Raso, longe do centro da capital paranaense. Mãe aos 16 anos, um dia, numa aula no colégio em que estudava, surgiu o convite para participar de oficinas de cinema. O documentário produzido à época sobre gravidez na adolescência a levou a vários festivais de cinema e permitiu que debatesse sobre o tema em diversos fóruns, com diferentes públicos. A partir dessa experiência, Priscila percebeu o quanto o audiovisual poderia ser uma ferramenta de narrativa em primeira pessoa, capaz de propiciar empoderamento e ser um recurso de educação. Em seguida, Priscila decidiu cursar jornalismo e fundar o Janela Periférica.
Conquistas
O Janela Periférica já acumula algumas conquistas. Um exemplo foi quando, numa oficina, as crianças fizeram um filme sobre um campinho do bairro em que eles moravam, que estava deteriorado. Dias após a estreia do filme O Campinho, Priscila voltou ao bairro e viu o campinho reformado e as crianças, além de felizes, perceberam que elas próprias foram responsáveis diretas para que aquela mudança acontecesse. Além disso, o documentário Minha Casa, Minha Janela, resultado de outra oficina, foi exibido no Festival Visões Periféricas (Rio de Janeiro RJ) e ganhou o troféu da Mostra Catraca do Festival FECIN - Festival de TV e Cinema do Interior, que aconteceu em Muqui (ES).
Websérie
A Websérie Você Sempre Bem é mais um passo da Sompo Seguros de se valer de novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito da companhia Você Sempre Bem por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo. Criada pela RMA Comunicação, a série é publicada em episódios semanais sempre às quartas-feiras, entre 25 de janeiro e 1 de março e apresenta relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação. Esportistas, cineastas, agentes sociais, comunicadores e educadores relatam suas jornadas, com percalços e vitórias, e a forma como essas experiências contribuíram para que se tornassem agentes de mudança em prol do bem comum. Como mote, os vídeos começam sempre com as questões O que te move?, O que te faz ir além?, O que te faz bem?, para levar a audiência à reflexão. Além de estarem disponíveis no Canal do Youtube da Sompo Seguros, os vídeos também serão compartilhados em todas as redes sociais da seguradora, com a hashtag #vocesemprebem. Para conferir o vídeo no Facebook, acesse http://bit.ly/SSBFCB
O primeiro vídeo da websérie (http://bit.ly/VSBep01) traz uma história de empoderamento por meio do esporte, do atleta paralímpico Marco Aurélio Borges, que se tornou atleta profissional com vários títulos e representações do Brasil em campeonatos internacionais como Jogos Parapan-Americanos e Parolimpíadas após perder a perna por conta de um acidente de trânsito.
FICHA TÉCNICA
Nome da campanha: Websérie Você Sempre Bem
Cliente: Sompo Seguros
Agência: RMA Comunicação
Coordenação: Rita Sastre
Planejamento: Humberto Bassi
Social Media: Humberto Bassi
Produtora: Opala Filmes
Diretor: Otávio Sgarzi
Atendimento Produtora: Fernanda Guidio
Produtor(a) Executivo(a): Eriel Civali
Diretor(a) de Fotografia: Ricardo Beltrami
Diretor(a) de Arte: Felipe Nicoletti
Montagem: Felipe Maielo
Finalizador(a): Felipe Maielo
Finalização: Felipe Maielo
Produtora de Som: Opala
Aprovação: André Gouw
Sobre a SOMPO Seguros S.A
A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Transportes, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, Empresariais Segmentados, Riscos Diversos, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.
O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 128 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.
Fonte: RMA, em 01.02.2017.