Ao participar, nesta terça-feira (22) da live "Sincor Digital – Conectando o Mercado de Seguros", promovida pelo Sincor-SP, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, abordou três questões de extrema relevância para os Corretores de Seguros e os consumidores: o PLC 29/17, em tramitação no Senador; o PDMS (Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros) e o Open Insurance.
Sobre o PLC 29/17, ele afirmou que a Fenacor apoia a aprovação desse projeto no Congresso, pois será extremamente benéfica para o mercado e, principalmente, para o consumidor. "Já passou da hora de termos no Brasil uma lei especial de contrato de seguros", pontuou.
Já a respeito do PDMS, o presidente da Fenacor salientou que a Federação ajudou a elaborar essa iniciativa, classificada por ele como um fruto de ação sinérgica que vai ajudar o mercado a alcançar seus objetivos, incluindo a meta de “alcançar 10% do PIB em 2030”. Vergilio acrescentou que esse é “um plano vivo e, não, estático”.
No que se refere ao Open Insurance, ele disse que ainda são necessários ajustes, mas nada que impeça sua implantação. “Não vamos ser pegos desprevenidos. Não deixaremos os Corretores, especialmente aqueles de pequeno e médio portes, desprotegidos. Eles terão ferramentas de proteção. A Fenacor busca isso”, assegurou, citando a SPOC (Sociedade Processadora de Ordem do Cliente) como um instrumento indispensável nesse processo.
Vergilio sublinhou ainda que nada será imposto, pois o cliente é que decidirá se vai ou não autorizar o compartilhamento de seus dados. “O Corretor é que irá colher essa autorização, até pela relação de confiança que tem desenvolvida com cliente”, acentuou.
Durante o debate, o presidente da Fenacor defendeu ainda uma melhor estruturação da Susep, para que possa cumprir seu papel adequadamente dentro do processo que visa o crescimento acentuado do mercado de seguros nos próximos anos.
Além de Armando Vergilio, participaram da live o presidente do Conselho Diretor da CNseg, Roberto Santos, e o advogado especialista em Seguros, Antonio Penteado Mendonça. A medição ficou a cargo do presidente do Sincor-SP, Boris Ber.
Assista a live, na íntegra, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=e_XSAokSieU
Fonte: Fenacor, em 22.11.2023