Na primeira operação de aquisição entre insurtechs no Brasil, Thinkseg multiplica sua carteira de clientes e ganha novos sócios, unindo as duas empresas citadas pela Goldman Sachs como as mais inovadoras do setor
A Thinkseg assume posição de maior insurtech do Brasil ao adquirir a Bidu Corretora nesta terça-feira. A start-up fundada em 2016 por André Gregori, ex-sócio do BTG Pactual, incorpora 100% da veterana Bidu, uma das primeiras corretoras de seguro online do País e, hoje, líder isolada na geração de tráfego orgânico e na consequente aquisição de clientes para diversos tipos de seguros. Como parte da transação, Rodolpho Gurgel, até então CEO da Bidu, e outros 3 gestores da companhia, tornam-se sócios da Thinkseg, trazendo conhecimento em tecnologia e marketing online para acelerar a expansão da insurtech.
As conversas entre a Thinkseg, os investidores da Bidu - entre eles o fundo de venture capital Monashees - e o management da companhia se iniciaram no final do ano passado. "O resultado deste namoro é o atual desenho que consolida a enorme sinergia e as habilidades complementares que ambas possuem", conta André Gregori, CEO da Thinkseg. "Com esta aquisição, será possível trabalhar toda a cadeia produtiva do mercado de seguros com maior flexibilidade, assertividade e eficiência, unindo a experiência da Bidu em aquisição de clientes e inteligência de dados com a capacidade da Thinkseg na formatação e precificação dinâmica de produtos de seguro em parceria com as grandes seguradoras do mercado".
A operação une as duas únicas empresas citadas no relatório "Goldman Sachs Global Investment Research" de 2018 como líderes em inovação no mercado de seguros do Brasil e potencializa o crescimento da Thinkseg. Podendo contar agora com modelos preditivos já altamente calibrados e embasados em mais de 8 milhões de cotações feitas desde 2011 e um tráfego orgânico que chega próximo dos 600 mil usuários por mês, será possível à Thinkseg antecipar anos de aprendizado e iterações, além de escalar suas vendas para outro patamar.
Após a incorporação da Bidu, a carteira da Thinkseg passa a somar mais de 23 mil clientes, com volume de prêmios estimado em R$ 85 milhões. Além disso, a empresa incrementa sua participação de mercado na maioria dos estados do País e aumenta suas vendas online, especialmente no segmento de seguro auto, carro-chefe da Bidu desde seu lançamento. A Thinkseg, que já opera também nos ramos de vida e eletrônicos, agora tem a possibilidade de acelerar sua entrada em outras verticais onde a Bidu já atua, como seguro viagem e plano de saúde, por exemplo.
"O ineditismo dessa operação no mercado de insurtech no Brasil inicia um caminho natural para a alavancagem do modelo de negócio das startups de seguros via aquisição. Somos os primeiros a realizar esse tipo de operação entre insurtechs, mas veremos outras transações no Brasil e no mundo daqui para frente", afirma André Gregori.
Apesar da aquisição, as operações e os sites de ambas as empresas permanecem independentes, garantindo toda a qualidade e variedade de produtos que são oferecidos pela Bidu e pela Thinkseg.
Segundo Rodolpho Gurgel, "no Brasil, o impacto das Fintechs já começa a ser observado no dia a dia das pessoas e algumas destas empresas, como a Nubank, já viraram marcas consolidadas neste espaço. O impacto econômico das insurtechs será muito maior, embora esse ciclo esteja apenas começando. A combinação de expertises, como o uso de tecnologia aplicada ao marketing, como construímos na Bidu, combinada à aplicações mais especializadas de atuária e otimização de backoffice, que estão no DNA da Thinkseg, impulsionarão essa tendência".
Sobre a Thinkseg:
Start-up de seguros (insurtech) que conecta seguradoras, corretores e clientes. O modelo de negócio da Thinkseg entrou em operação em abril de 2016, propondo uma mudança na cultura tradicional do setor de seguros por meio de modelos preditivos e formação de preço personalizado nos produtos levados às pessoas físicas (B2C) e jurídicas (B2B). Iniciada por um único investidor, a Thinkseg não tem participação de grandes bancos, seguradoras ou fundos de investimentos. O resultado disso é a independência, transparência e agilidade para a solução das demandas dos clientes. Todas as etapas de qualquer contratação de seguro podem ser acompanhadas no celular pelo app Thinkseg. Instagram: thinksegoficial; Facebook: thinkseg; Twitter: thinkseg
Sobre Andre Gregori
CEO e fundador da Thinkseg. Em 2010, iniciou o negócio de seguros como sócio do BTG Pactual, criando desde o zero a BTG Pactual Seguridade. Em 2016, Gregori deixou o banco para se dedicar ao projeto da start-up de seguros Thinkseg. Antes de passar pelo BTG Pactual, já havia iniciado a Fator Seguradora, permanecendo nela até 2010, quando se tornou a empresa mais rentável do grupo Fator.
Sobre a Bidu
Start-up de seguros (insurtech) que atua como plataforma online de recomendação, comparação e contratação de seguros. Desde a sua criação, em 2011, mais de 8 milhões de pessoas já compararam preços e coberturas de diversos tipos de seguro, entre eles seguro auto, seguro viagem, seguro residencial, seguro de vida e plano de saúde, além de determinados produtos financeiros, como cartões de crédito e empréstimos. Por meio de conteúdo objetivo e didático e da construção de modelos preditivos para melhorar a experiência do cliente e a conversão em vendas, a Bidu busca conectar cada usuário com o melhor produto ou parceiro para ele, considerando seu perfil, suas necessidades e seus desejos.
Fonte: SEVEN PUBLIC RELATIONS, em 20.06.2018.