Por Patrícia Luyze

Combinar tecnologia e seguros faz surgir novos produtos e conquistar um público que não encontrava serviços sob medida no mercado

pat 03122021

Quando se pensa em contratar um seguro, logo se imagina uma máquina calculando o valor dele. Basta preencher um formulário e, automaticamente, a união da tecnologia e seguro trazem o resultado.

Pode parecer algo simples para os dias de hoje, mas as mudanças tecnológicas que estão acontecendo nos últimos anos vão além. O mercado segurador está passando por uma revolução na forma de vender e até mesmo em relação aos produtos.

A combinação de tecnologia e seguros trouxe uma série de vantagens para as seguradoras e também para os clientes. Conheça algumas delas.

Aumento das vendas remotas

Para contratar um plano de saúde, plano dental, seguro de carro e outros produtos, os clientes não precisam mais sair de suas casas.

As seguradoras conseguem reduzir os seus custos, pois, não precisam de tantos pontos de venda. As pessoas podem pesquisar e contratar o produto de forma totalmente remota. As chances de vender são maiores, uma vez que se chega a um público antes inatingível.

Por exemplo, você pode enviar materiais explicativos falando das coberturas e vantagens de ter um plano odontológico, quais as empresas que oferecem e comparativo de valores e se colocar à disposição para tirar dúvidas.

Mesmo o corretor ainda sendo fundamental, ele consegue atender a um maior número de pessoas ao dia. Com uso de aplicativos de mensagens, chats e videochamadas, se antes ele fazia uma venda por dia, agora consegue fazer 10.

Atendimento por chatbots

A inteligência artificial é a combinação perfeita para a tecnologia e seguros. Com ela, as seguradoras conseguem oferecer um atendimento 24 horas por dia com o uso de robôs.

Esses, por sua vez, conseguem manter um aprendizado contínuo e oferecer um atendimento mais aprimorado com o passar do tempo. Se antes era preciso esperar para falar com um atendente, agora a capacidade de atendimento aumentou. Muitas das solicitações podem ser resolvidas com os bots.

As pessoas que exercem essas funções podem se dedicar a outras estratégias e assim aprimorar os serviços.

Saber em tempo real o que acontece

As seguradoras conseguem acompanhar em tempo real o que acontece com o bem segurado. Com o uso da telemetria, por exemplo, é possível saber onde o carro está, os hábitos de direção do motorista e mais.

As seguradoras de saúde conseguem monitorar funções do paciente com equipamentos. Isso evita que problemas se agravem e podem oferecer um tratamento preventivo que é mais barato.

Ter essa quantidade de dados permite às seguradoras oferecer produtos mais personalizados e praticar um valor justo por eles. Além disso, ajuda a reduzir os riscos e as perdas.

Processos digitalizados

A cotação e contratação do seguro podem ser 100% online. Se busca pelas informações, os documentos são enviados online e tudo acontece em questão de minutos.

A comunicação se torna muito mais ágil e a burocracia e tempo de espera diminuem significativamente com a tecnologia e seguros.

Outro ponto é a liberação mais rápida de pagamentos. No caso de um sinistro, em alguns casos a IA consegue fazer a análise do sinistro e liberar a indenização em questão de minutos.

Produtos personalizados

Uma das resistências em relação ao seguro sempre foi não ter um produto personalizado. Agora as seguradoras conseguem oferecer isso combinando tecnologia e seguros.

Com uma base de dados grande e conhecendo as necessidades dos consumidores, inova com lançamentos a cada momento.

Por exemplo, já é possível ter um seguro de carro escolhendo uma a uma as coberturas que deseja. Além disso, se paga pelo seguro apenas quando ele for usado, o chamado ‘seguro por minuto’. É possível ativar e desativar o seguro por um aplicativo e ganhar em custo.

As seguradoras, por sua vez, conseguem atrair um público que antes não acreditava ser viável ter esse produto.

A tecnologia e os seguros devem continuar a evoluir nos próximos anos. As vantagens serão percebidas pelos consumidores e as seguradoras devem ampliar a base de clientes além de reduzir alguns custos.

Mesmo o corretor ainda sendo fundamental, ele consegue atender a um maior número de pessoas ao dia. Com uso de aplicativos de mensagens, chats e videochamadas, se antes ele fazia uma venda por dia, agora consegue fazer 10.

Atendimento por chatbots

A inteligência artificial é a combinação perfeita para a tecnologia e seguros. Com ela, as seguradoras conseguem oferecer um atendimento 24 horas por dia com o uso de robôs.

Esses, por sua vez, conseguem manter um aprendizado contínuo e oferecer um atendimento mais aprimorado com o passar do tempo. Se antes era preciso esperar para falar com um atendente, agora a capacidade de atendimento aumentou. Muitas das solicitações podem ser resolvidas com os bots.

As pessoas que exercem essas funções podem se dedicar a outras estratégias e assim aprimorar os serviços.

Saber em tempo real o que acontece

As seguradoras conseguem acompanhar em tempo real o que acontece com o bem segurado. Com o uso da telemetria, por exemplo, é possível saber onde o carro está, os hábitos de direção do motorista e mais.

As seguradoras de saúde conseguem monitorar funções do paciente com equipamentos. Isso evita que problemas se agravem e podem oferecer um tratamento preventivo que é mais barato.

Ter essa quantidade de dados permite às seguradoras oferecer produtos mais personalizados e praticar um valor justo por eles. Além disso, ajuda a reduzir os riscos e as perdas.

Processos digitalizados

A cotação e contratação do seguro podem ser 100% online. Se busca pelas informações, os documentos são enviados online e tudo acontece em questão de minutos.

A comunicação se torna muito mais ágil e a burocracia e tempo de espera diminuem significativamente com a tecnologia e seguros.

Outro ponto é a liberação mais rápida de pagamentos. No caso de um sinistro, em alguns casos a IA consegue fazer a análise do sinistro e liberar a indenização em questão de minutos.

Produtos personalizados

Uma das resistências em relação ao seguro sempre foi não ter um produto personalizado. Agora as seguradoras conseguem oferecer isso combinando tecnologia e seguros.

Com uma base de dados grande e conhecendo as necessidades dos consumidores, inova com lançamentos a cada momento.

Por exemplo, já é possível ter um seguro de carro escolhendo uma a uma as coberturas que deseja. Além disso, se paga pelo seguro apenas quando ele for usado, o chamado ‘seguro por minuto’. É possível ativar e desativar o seguro por um aplicativo e ganhar em custo.

As seguradoras, por sua vez, conseguem atrair um público que antes não acreditava ser viável ter esse produto.

A tecnologia e os seguros devem continuar a evoluir nos próximos anos. As vantagens serão percebidas pelos consumidores e as seguradoras devem ampliar a base de clientes além de reduzir alguns custos.

03.12.2021