O mercado de seguros é um dos mais amplos que existem. No entanto, não basta que as seguradoras ofereçam uma boa proteção. Em um mundo cada vez mais conectado, os consumidores também buscam tecnologia.
Segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), 70% dos veículos no Brasil não possuem cobertura de um seguro. Contudo, os consumidores têm percebido cada vez mais as vantagens dessa necessidade. Sai na frente a seguradora que oferece um bom serviço, mas também tecnologia.
A importância de um seguro tem sido cada vez mais percebida. Não apenas de um seguro auto, mas ainda todos os outros que resguardam bens e pessoas. Porém, quando encontra dificuldades em contatar seu corretor, ou mesmo em contratar a cobertura, o consumidor costuma procurar por outra empresa.
É aí que as seguradoras que investem na tecnologia se destacam. O uso da tecnologia pode ser diverso, e bem mais simples do que você está pensando. O simples fato de permitir o contato por WhatsApp faz toda a diferença para o usuário.
Outra opção bastante simples é o uso da Nuvem para o registro de dados do cliente. A Nuvem é uma espécie de pasta online, de fácil acesso por qualquer computador ou smartphone. Basta que o agente da seguradora possua uma senha de acesso. Isso evita a dependência de um único computador, e agiliza o atendimento do consumidor. Principalmente em casos de sinistro.
Continue acompanhando o texto e veja algumas inovações que a sua seguradora pode adotar no próximo ano.
Quais outras tecnologias estão disponíveis para o mercado de seguros em 2019?
1. Dispositivos vestíveis
Chamados de wearables, os “dispositivos vestíveis” são equipamentos que auxiliam na análise de risco de um usuário. Geralmente, eles consistem em pulseiras, relógios, óculos e semelhantes. Assim que utilizados, os dispositivos coletam uma série de informações sobre o usuário.
Um wearables coleta, por exemplo, dados sobre os batimentos cardíacos do indivíduo e a sua saúde no dia a dia. Essas informações são bastante úteis para um seguro de vida.
Esses mesmos equipamentos podem ajudar a seguradora a monitorar os locais de tráfegos do consumidor. Assim, o custo do seu seguro auto será mais acertado. Afinal, quanto maior o risco do local de tráfego, maior o custo da proteção.
2. Telemetria
Com a telemetria, a seguradora pode monitorar o motor e peças do carro, e avisar ao indivíduo quando for necessário realizar a manutenção.
A vantagem para a seguradora é a prevenção de acidentes por falhas mecânicas ou elétricas. Consequentemente, a empresa não precisa arcar com indenizações.
3. Soluções mobile
Os usuários hoje desejam praticidade. Por isso, é sempre uma ótima opção que a seguradora disponibilize aplicativos próprios. Para a contratação do seguro, e para o seu gerenciamento.
O app deve permitir, inclusive, o contato com a empresa.
4. Inteligência artificial
Utilizando de um bom sistema de inteligência artificial, o corretor pode visitar o consumidor sem realmente visitá-lo. Basta utilizar a realidade virtual e inspecionar o carro, imóvel ou outros, sem nem ao menos sair do escritório.
Agora você sabe como aplicar a tecnologia na sua seguradora. Aproveite dessa tendência do mercado de seguros e reinvente-se! Seus clientes agradecem.
Fonte: Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org, em 26.12.2018.