John Y. Shook, do Lean Enterprise Institute, visitou a sede da seguradora em São Paulo para conhecer as frentes de aplicação da metodologia
Equipe Lean da SulAmérica recebe especialista John Y. Shook (quinto da esq. para dir.)
A SulAmérica, maior seguradora independente do País, recebeu na última sexta-feira (8), na sede da companhia em São Paulo, o presidente do Lean Enterprise Institute, John Y. Shook. Na ocasião, o especialista pode conhecer a bem-sucedida jornada de implementação da filosofia Lean na seguradora, além de realizar um tour por diversas áreas da empresa, guiado pela superintendente de Processos, Luciana Gomes, e se reunir com o vice-presidente de Operações e Tecnologia da companhia, Marco Antunes.
O antropólogo industrial John Y. Shook é um renomado consultor e palestrante sobre gestão Lean. Trabalhou por mais de 10 anos para a Toyota, no Japão e nos Estados Unidos, e apoiou inúmeras empresas americanas na implementação do Sistema Toyota de Produção. É autor do livro Gerenciando para o Aprendizado, no qual descreve o processo de gestão com a ferramenta A3. John é também coautor dos livros Aprendendo a Enxergar e Kaizen Express e recebeu o prêmio Sloan's Richard Beckhard Memorial Prize pelo destaque no campo de desenvolvimento organizacional.
"A visita de John Y. Shook é reflexo de um reconhecimento internacional da SulAmérica como referência em Lean, o que nos motiva a seguir investindo em melhoria contínua de processos por meio da metodologia", pontua Antunes. "Estamos muito orgulhosos do desempenho de todos os colaboradores da SulAmérica na adoção dessa cultura. Juntos, estamos transformando nossa operação em prol da qualidade para clientes e parceiros", completa o executivo.
Engajada na filosofia Lean desde 2014, a SulAmérica tem apresentado resultados expressivos em projetos de redução de desperdícios e resolução sustentável de problemas nas diversas áreas da companhia, como nos fluxos de reembolso no seguro saúde e de pagamento de oficinas. A companhia investe também em treinamentos contínuos para colaboradores por meio módulos presenciais, e-learning e visitas às áreas para compartilhamento de experiências.
Neste ano, foi realizado o primeiro concurso de A3 corporativo da SulAmérica, que teve como objetivo formar e reconhecer os multiplicadores lean na seguradora. Os autores dos dois melhores trabalhos nas categorias Foco do Cliente e Excelência em Produtividade foram premiados com uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos. Lá, terão a oportunidade de combinar lazer e aprendizado com o curso Imersão na Disney – A Magia e os Segredos da Excelência em Serviços.
Fonte: CDI, em 12.06.2018.