No dia 6 de outubro, o Sincor-SP completou 90 anos. Uma história marcada por grandes lutas e conquistas para todos os corretores de seguros. Fundada em 1934, a entidade surgiu com a missão de defender a profissão para garantir o seu futuro.
“A regulamentação da profissão, a concorrência com os bancos, a venda de seguros pela internet sem a intermediação do corretor, a alta carga tributária da atividade, foram apenas alguns dos desafios enfrentados e que contaram com importantes representantes defendendo a categoria. E esse trabalho incansável ao longo da história permitiu chegarmos até aqui”, declara o presidente do Sincor-SP, Boris Ber.
Foi um pequeno grupo de corretores que deu início a esta história. Os profissionais levantaram recursos próprios, alugaram uma sala e construíram um regimento para lutar por um objetivo comum: a regulamentação da profissão de corretor de seguros. Até que, em 1964, finalmente estava sancionada a Lei 4.594.
Os corretores também enfrentaram a força dos bancos na venda de seguros. O Sincor-SP, então, participou de manifestações no Congresso Nacional, até que a Constituinte decidiu que os bancos só poderiam exercer atividades financeiras bancárias, trazendo nova vitória para a categoria.
Com o cenário político-econômico um pouco mais pacificado, tornar a figura do corretor de seguros mais conhecida da população se tornou o principal objetivo do Sincor-SP. Por isso, a entidade começou a investir em ações publicitárias, com veiculações na grande imprensa e divulgações intensas na imprensa especializada. Além de incentivar a união da categoria rumo ao crescimento. Também ficou consagrado o Conec, o congresso mais aguardado pelos corretores de seguros no Brasil, reunindo grandes atrações e alcançando a marca de 10 mil pessoas.
O Sincor-SP também esteve presente na luta pela redução da carga tributária dos corretores. Foram décadas de trabalho até que, finalmente, a categoria comemorou a inclusão da atividade no Simples Nacional. Outras bandeiras importantes de representação foram o combate à venda de proteção veicular como seguro e a oferta de seguros online sem a intermediação do corretor. Todas as pautas com forte presença do Sincor-SP nas discussões políticas.
Mas, em 2019, uma série de acontecimentos desafiou a categoria. O Sincor-SP sofreu um sinistro de grandes proporções e a Sede foi destruída por um vazamento ocasionado no andar superior. Pouco tempo depois, foi publicada a Medida Provisória 905 desregulamentando a profissão de corretor de seguros. E o mundo parou com a pandemia de Covid-19. “Sem dúvida alguma, um período que marcou, mais uma vez, a história do corretor e que mostrou a importância da união e da representação profissional”, lembra Boris Ber.
A Fenacor e os Sincors de todo o País se uniram e conseguiram o apoio necessário para retirar o texto da Medida Provisória que mencionava o corretor de seguros. Assim, a profissão voltou a ser regulamentada. Durante a pandemia, o Sincor-SP também rapidamente se preparou e conseguiu colocar todo o time de colaboradores em home office, sem prejudicar o atendimento aos associados. E nesse período, com todos em casa, a Sede foi reconstruída. “Hoje, a entidade está com as instalações modernas e totalmente repaginadas, inclusive com dois estúdios de gravação. E toda essa estrutura continua trabalhando incansavelmente para garantir que a profissão de corretor continue relevante e imprescindível na distribuição de seguros no Brasil”, diz Boris Ber.
Ações comemorativas para a data
E para celebrar esta importante data, o Sincor-SP criou um selo especial de 90 anos. Os traços reforçam que esta história continua sendo construída por todos. Os associados também escolheram a frase “Unidos para proteger. Juntos para existir”, e assim, selo e frase, estarão sempre presentes nas divulgações.
As celebrações iniciaram com uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, com a casa lotada de pessoas que tem carinho especial pela entidade. Os associados mais antigos de todo o Estado começaram a receber uma medalha pelo tempo de dedicação ao Sincor-SP e foi disponibilizado no aplicativo Sincor Digital um Certificado de Associação para todos os corretores, assim os profissionais podem baixar, enquadrar e deixar exposto em seus escritórios.
Na Sede da entidade, em São Paulo, foi colocada uma letra caixa para os visitantes tirarem fotos e publicarem nas redes sociais marcando o Sincor-SP. Já está acontecendo em todo o Estado o Dia do Bem Seguro, com ações sociais para mostrar à sociedade que os corretores de seguros são importantes agentes do bem-estar social. Além disso, os associados vão receber o Jornal dos Corretores de Seguros (JCS) , com detalhes de toda esta história.
Também estão sendo preparados vídeos de depoimentos de corretores de seguros contando suas histórias e experiências na profissão, além de posts nas redes sociais que reforçam a importância da profissão para a sociedade.
“Agradecemos e parabenizamos a todos, que ao longo desses 90 anos atuaram e atuam nas diversas gestões do Sincor-SP, como presidentes, diretores executivos, diretores suplentes, conselheiros fiscais, delegados junto à Fenacor, vice-presidentes, diretores regionais, diretores adjuntos, coordenadores, membros de comissões e colaboradores. Nada se faz sozinho, nada se faz sem esforço. Vamos agora rumo aos 100 anos”, conclui Boris Ber.
Fonte: Sincor-SP, em 11.10.2024