O Sincor-SP esteve em reunião com a superintendente da Susep, Solange Paiva Vieira, nesta segunda-feira (1º de julho), no Rio de Janeiro, para tratar de temas que preocupam os corretores de seguros e o setor.
Na ocasião o presidente do Sindicato, Alexandre Camillo, e o 1º vice-presidente, Boris Ber, falaram sobre a atuação irregular de associações e cooperativas que comercializam proteção veicular como seguro, as novas regras de distribuição do seguro fiança locatícia, que exigem informações de percentual e valor de comissão da corretagem, a baixa adesão do seguro auto popular, entre outras situações.
Segundo Camillo, é fundamental a autarquia estabelecer diálogo com a categoria para o desenvolvimento saudável do mercado de seguros. “Esse encontro foi bastante proveitoso para mostrar as principais aflições da categoria, que espera um acompanhamento rigoroso da Susep”, afirma o presidente do Sincor-SP.
Na ocasião, os dirigentes do Sincor-SP também apresentaram os serviços prestados pela CâmaraSIN, uma câmara de mediação de conciliação especializada em seguros, que atua na resolução de conflitos. “Colocamos à disposição da Susep toda a estrutura da CâmaraSIN. Naturalmente, por ter sido criada pelo Sincor-SP, a Câmara é voltada principalmente para conflitos que envolvem seguros, mas temos especialistas nas mais diversas áreas para ajudar a população a resolver problemas de maneira conciliadora, sem precisar recorrer à justiça comum”, explica Camillo.
Foram apresentadas ainda as Comissões Técnicas do Sincor-SP, que podem auxiliar o órgão no encaminhamento de pautas importantes sobre as mais diversas modalidades de seguros – inclusive, já está sendo agendada uma reunião com a Comissão de Crédito, Garantia e Fiança – e formalizado um convite para Solange Vieira participar de grandes eventos do Sindicato, como o Conec.
Também participaram da reunião o diretor da Susep, Rafael Pereira Scherre, e o diretor de Organização do Sistema de Seguros Privados, Bruno Dias.
Fonte: Sincor-SP, em 02.07.2019.