Após decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional, os micro e pequenos empresários e os microempreendedores individuais (MEI) deixarão de pagar as parcelas do Simples pelos próximos três meses.
Sendo assim, os tributos que venceriam em abril poderão ser parcelados em duas vezes e pagos em julho e agosto; os vencidos em maio poderão ser pagos em setembro e outubro; e os vencidos em junho poderão ser pagos em novembro e dezembro.
A medida visa auxiliar 5,5 milhões de micro e pequenas empresas e 11,8 milhões de MEI e envolverá a postergação do pagamento de R$ 27,8 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais.
“Com esse diferimento, estamos adotando uma medida de alívio para dar fôlego a esse universo de contribuintes ter melhores condições de ultrapassar esse período mais crítico em que os impactos econômicos e da pandemia se fazem sentir principalmente nos negócios que estão fechados e sem a possibilidade de geração de receitas”, declara o secretário especial da Receita Federal, José Barros Tostes Neto.
Fonte: Sincor-SP, em 05.04.2021