Por Jeniffer Elaina (*)

jennifer 07102022

Em todos os segmentos podemos ver um crescimento da tecnologia e, claro, que no mercado de seguros ela também está avançando. Entenda o impacto da Inteligência Artificial no setor.

A cada ano que passa vemos novas ferramentas tecnológicas avançando e com a chegada da Inteligência Artificial (IA) podemos vivenciar, ainda mais, as diversas oportunidades, principalmente, no mercado de seguros. O ChatGPT, por exemplo, é uma das IA mais utilizadas no segmento.

Devido ao aumento desta onda, os clientes mudaram a sua forma de consumo, fazendo com que as empresas se adaptem às mudanças e evoluções do mundo digital.

Por isso, falaremos um pouco neste texto sobre como é o impacto da Inteligência Artificial no mercado de seguros.

Conheça o impacto da Inteligência Artificial no mercado de seguros

A Inteligência Artificial é capaz de melhorar todos os processos, facilitando o dia a dia dos corretores de seguros. Por este motivo, a tendência é que ela esteja presente cada vez mais na rotina deste segmento. Os consumidores buscam por experiências diferenciadas quando buscam pelo melhor seguro auto digital e, se você está antenado, pode se destacar. 

A utilização da IA, na maioria das vezes, é no atendimento ao cliente. Por isso o impacto pode ser ainda maior, já que você terá a oportunidade, por exemplo, de ter um atendimento a qualquer hora e todos os dias da semana.

Além disso, terá um custo bem menor do que se tivesse que contratar diversas pessoas para fazer este tipo de serviço. E isso, indiferente se você oferece somente um tipo de seguro ou trabalha com variados serviços, como seguro de carro, seguro de viagem, seguro residencial e outros.

Mas os impactos da Inteligência Artificial no mercado de seguros não param por aí. Veja mais alguns:

1 - Maior assertividade nas decisões

Como falamos acima, a utilização da IA pode proporcionar a chance de o cliente conseguir conversar com a empresa, via ChatGPT, com isso a tomada de decisão pode acontecer de forma mais rápida e com menor possibilidade de erros.

Isso acontece porque a Inteligência Artificial tem a capacidade de processar diversos dados em um tempo bem reduzido. Outro ponto é que ela consegue captar alguns detalhes que podem passar despercebidos quando estamos conversando com um cliente que gostaria de entender detalhes sobre um seguro para o carro, por exemplo.

Ainda com esta tecnologia, é possível que sejam criados diversos produtos em menos tempo do que você fizesse isso manualmente.

2 - Melhora na produção

Além de otimizar as tarefas e fazer com que elas sejam executadas mais rapidamente, a implementação da Inteligência Artificial no mercado de seguros faz com que a produtividade seja elevada. Além de fazer com que processos não aconteçam de forma repetitiva e não necessitem de supervisão, ela pode trazer uma melhora na produção.

Com isso, os colaboradores conseguem dar foco a outras áreas da empresa que pode ser muito mais produtivo e trazer muitos mais frutos.

3 - Atendimento focado em cada cliente

De acordo com o relatório CX Trends de 2023, os clientes gostam de empresas que oferecem um atendimento personalizado. Para termos uma ideia, 62% acham que as indicações realizadas de forma direcionada a cada cliente são melhores.

Por isso, não podemos deixar de forma este impacto que a IA pode causar no mercado de seguros. Afinal de contas, ela pode ser a responsável por indicações de serviços que mais se encaixam nas necessidades de cada consumidor.

4 - Chance de fechar novos negócios

Outro impacto da Inteligência Artificial no mercado de seguros é na chance de abertura de novos negócios. Isso acontece porque a tecnologia consegue fazer a identificação de quais são os padrões de consumo de potenciais clientes, podendo trazer as próximas tendências. Com estes dados, você pode montar estratégias com produtos de seguros focados para estes consumidores.

Além, claro, de te dar a oportunidade de ter uma visão mais ampla do mercado de seguros, dando a oportunidade de abertura de novos negócios focado, por exemplo, em um tipo de serviço.

5 - Diminui os custos

Como a IA faz com que diversos serviços aconteçam na mesma plataforma, esta otimização pode causar um impacto menor quando olhamos para os custos que um corretor de seguros tem com toda a operação da empresa.

Mais um outro fator é que como os riscos de erro são quase zero, você não tem reclamações que podem causar a devolução de dinheiro.

Gostou destes impactos? Então, não perca e veja como implementar a IA no seu negócio.

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

01.11.2023