Com o tema “Riscos Tecnológicos – Oportunidades de negócios para corretores de seguros”, escolhido pelos corretores de seguros por meio de pesquisa, a 20ª edição do Direto & Reto com Camillo foi ao ar nesta quarta-feira (30/09), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube. Para o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, o assunto está em ampla discussão, já que o Brasil está entre os principais alvos de ataques cibernéticos no primeiro semestre do ano. “A pandemia elevou as ameaças, já que viramos presas fáceis por usarmos a internet para tudo, o tempo inteiro. Daí, surge uma grande oportunidade de negócios para oferecer seguro aos clientes”, declara.
A especialista em seguro de riscos cibernéticos e linhas financeiras, Carolina Novaes, foi a convidada e discorreu sobre o assunto, ressaltando as oportunidades que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as novas tecnologias podem trazer ao setor de seguros. “O seguro ganhou muito impulso, principalmente, com a LGPD, além do aumento nos ataques cibernéticos, claro. Os próximos anos serão de muitas oportunidades aos corretores de seguros”.
Carolina explica que o Brasil já estava atrasado nas questões legislativas quando surgiu a LGPD, que é praticamente uma cópia da legislação europeia. “A lei trouxe as necessidades de adequação, jurídica, tecnológica, que as empresas devem seguir para proteger os dados pessoais de clientes”, pontua.
Sobre as questões exigidas pela LGPD cobertas pelo seguro de riscos cibernéticos, a especialista esclarece que no caso do vazamento de dados, por exemplo, as empresas devem notificar os clientes sobre o ocorrido e isso já gera um custo. “A notificação já tem um custo, que é de aproximadamente R$ 6 por CPF no Serasa, o que já é um prejuízo para uma empresa que sofre um ataque. Mas, o seguro cobre os custos de notificação e monitoramento dos dados”, completa.
Para Carolina, o seguro é uma ferramenta de gerenciamento de risco, já que vai muito além da transferência de risco para seguradora. “O seguro, além das coberturas, conta com diversas assistências e consultorias, como a contratação de assessoria de imprensa para ajudar a mitigar o risco de reputação em caso de um vazamento, por exemplo”. “E, cabe ao corretor de seguros, nesse caso consultor de risco, de informar os clientes que existe uma solução para mitigar esses riscos tecnológicos”.
Durante a transmissão, Camillo comentou que faz parte de uma equipe que está debruçada sobre o assunto para oferecer soluções aos corretores. “Junto com a Fenacor, estamos buscando formas de capacitar o corretor de seguros sobre a LGPD e instrumentalizá-lo, oferecendo um seguro para prevenir contra os riscos tecnológicos”, explica.
Assista aqui ao Direto & Reto com Camillo.
Fonte: Sincor-SP, em 02.10.2020