A ideia da Comissão Especial da Mulher Corretora de Seguros do CCS-RJ (Fátima Monteiro, Márcia Safadi, Márcia Simplício e Sonia Marra) de marcar o Outubro Rosa aliado às comemorações do Dia do Corretor com uma programação que trouxesse informação técnica de qualidade foi apoiada pela diretoria e comemorada pelos participantes que lotaram o auditório da Porto Seguro, no Centro do Rio.
O consultor em gestão empresarial e professor Joaquim Fagundes, autor do livro Crise para alguns, solução para outros Faça sua escolha agradou à plateia atenta da palestra O corretor empreendedor e a gestão empresarial. Uma verdadeira aula de empreendedorismo para os corretores, realizada nesta quarta-feira, 26 de outubro. O Café Empresarial com Corretores, nome da programação, foi aberto para todos os corretores mesmo os não associados ao Clube e mereceu aplausos calorosos ao final da exposição.
O presidente do CCS-RJ, Jayme Torres, disse que a forma inovadora encontrada para comemorar o Dia do Corretor de Seguros teve como base a realidade atual do nosso mercado, que exige uma dedicação e uma capacitação cada vez maior da categoria para fazer frente ao mercado competitivo, que vem passando por muitas mudanças. A ideia foi da nossa Comissão de Mulheres, uma das pioneiras do gênero, referendada pela diretoria. Tenho certeza de que será a primeira programação de uma série estimulada pelo grupo feminino, afirmou.
O propósito e a vontade de realizar são os combustíveis que movimentam o empreendedor, afirmou o professor Fagundes em sua palestra. No caso do corretor de seguros, ele acredita que a categoria deve se manter sempre atualizada, por meio de cursos de capacitação que podem envolver temas como economia, gestão e negócios, empreendedorismo, informática, comunicação e marketing, técnicas de vendas, entre outros.
Segundo pesquisas citadas pelo especialista, os profissionais que planejam e monitoram resultados, cuidam da gestão, buscam novos conhecimentos, capacitam-se regularmente e formam redes de contatos têm chances não apenas de manter-se na atividade, como também de ser referência em seu segmento de atuação.
Confiança Bons corretores conhecem muito bem o mercado e as seguradoras. Neste caso, confiança é fundamental. Deve-se prioritariamente observar a adequação das necessidades dos clientes, oferecendo-lhes produtos e/ou serviços que sejam úteis e necessários, em detrimento de qualquer vantagem comercial, ensinou.
Para se tornar um corretor diferenciado, vencedor e bem avaliado pelos clientes e seguradoras, Fagundes relacionou as qualidades necessárias: Atitude empreendedora permanente; Manter a visão de onde se quer chegar; Ser planejador e monitorar o seu planejamento (o planejamento, segundo o especialista aumenta em 60% as possibilidades das tarefas e projetos darem certo; Ser organizado; Ser atencioso e perseverante; Manter-se atualizado, buscando conhecimento sempre; Ter competência, independência e fidelidade; Dominar técnica de gestão; Fortalecer a rede de contatos; Fazer diferente, implementar ideias; Buscar oportunidades; Assumir riscos calculados e aceitar desafios; Formar uma equipe coesa e estabelecer metas.
Oportunidade - Os participantes foram brindados com palestras de consultores da Porto Seguro sobre Vida, Previdência e Segurança e Saúde Ocupacional. O diretor comercial da Porto Seguro, Sergio Mendonça, abriu e encerrou os trabalhos, elogiando o evento e se colocando à disposição para futuras exposições técnicas. Ele também ofereceu uma placa em homenagem à Comissão feminina do CCS-RJ, pelo trabalho vêm realizando pelas corretoras de seguros do mercado fluminense.
Uma das integrantes do grupo, Sonia Marra, que apresentou o palestrante, frisou a importância do evento ter sido aberto para os corretores também e Fátima Monteiro agradeceu a placa em nome do grupo, destacando a presença do diretor tesoureiro do Clube, Amilcar Vianna, por ter sido o responsável pela revitalização do Clube dos Corretores do Rio de Janeiro. Márcia Simplício e Márcia Safadi, que completam o quarteto de líderes do grupo, receberam a placa comemorativa com as colegas.
Fonte: VTN, em 27.10.2016.