A Kuantta Consultoria promove um novo encontro sobre “Consórcio: da Prospecção à Venda", com o gestor da RR Corretora de Seguros e coordenador da Kuantta por área de conhecimento, Ricardo Damasceno. O evento acontece no dia 30 de janeiro, às 9 horas, no Rio de Janeiro.
De acordo com a ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o setor obteve avanços constantes em 2023. O total de adesões aumentou, se apoiando no tíquete médio e na consequente alta dos créditos comercializados. Dos seis segmentos, quatro registraram altas em cotas vendidas: imóveis, com 24,9%; veículos pesados, com 19,6%; motocicletas, com 13,8%; e veículos leves, com 9,1%.
Arley Boullosa, fundador da Kuantta, explica o quanto é rentável a comercialização do consórcio no Brasil. “É um setor que só apresentou expansão nos últimos dois anos. O consórcio passou a estar presente em diversos setores. Quando falamos das motos, as contemplações apontaram a potencial aquisição de uma moto a cada duas, comercializadas no mercado interno. Já no mercado automotivo, a presença esteve também em um a cada três veículos vendidos no país. Convidamos a todos os corretores para obter detalhes de um setor que só cresce no país”.
Os negócios do Sistema de Consórcios atingiram R$ 293,62 bilhões, 25,6% acima dos R$ 233,73 bilhões de um ano atrás. De janeiro a novembro, as vendas de novas cotas acumularam 3,87 milhões de adesões, alcançando 6,8% de alta sobre as 3,63 milhões comercializadas no mesmo período em 2022. Novamente, a soma confirmou que não há correlação entre a crescente demanda das adesões e a decrescente taxa de juros, 12,25% em novembro, da Selic.
Fonte: Karem Soares, em 25.01.2024