Previsto para entrar em vigor no dia 15 de dezembro, no contexto das mudanças trazidas pelo Open Finance, novo modelo deve trazer benefícios para corretores e consumidores e reforçar a importância desse profissional
Em elaboração pela Superintendência de Seguros Privados (Susep - órgão regulador nacional), o Open Insurance tem previsão de entrar em vigor no país no dia 15 de dezembro e vai trazer para as transações de seguros e previdência a filosofia de dados compartilhados e poder de decisão na mão dos consumidores. Assim, as seguradoras, da mesma forma que as instituições financeiras no Open Banking, poderão aprimorar ofertas e personalizar produtos e serviços, o que aumenta a competitividade e traz uma melhoria no sistema como um todo.
A expectativa é que o novo sistema não diminua a importância dos corretores no mercado, ao contrário. "O Open Insurance não afetará de forma negativa o trabalho do corretor. Em vez disso, pode melhorá-lo. Se o profissional souber explorar bem as novas possibilidades trazidas, não apenas manterá sua base de clientes, como terá mais facilidade em atrair novos negócios, oferecendo um serviço ainda mais eficiente", esclarece Márcio da Mata, Diretor Executivo do Grupo FCamara, consultoria para transformação digital e soluções em tecnologia.
O especialista aponta ainda que será possível oferecer ao cliente mais opções de produtos e que esse leque maior de possibilidades às vezes torna as escolhas mais difíceis, evidenciando a importância da experiência do corretor na orientação da escolha e na segurança da decisão final. "A segurança que o corretor garante na análise de tantas opções que o novo sistema trará é o que vai aumentar ainda mais a relevância desse profissional no novo cenário trazido pelo Open Insurance".
Outro benefício destacado por Mata é que o novo sistema deve aumentar a parcela de pessoas que buscam seguros. E a base de dados sobre esses potenciais consumidores será maior e mais acessível, graças a tecnologias que permitirão levantar em segundos informações estratégicas para o trabalho do corretor.
"A tecnologia aplicada irá ampliar a rede de contato dos corretores. Eles terão acesso a mais informações, poderão acessar e cotar preços em um universo de seguradoras maior e levar aos clientes diversas propostas. O trabalho do corretor será fundamental para filtrar os produtos mais adequados e oferecer o melhor negócio para o seu cliente".
Sobre o Grupo FCamara
Considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI que promove transformação digital, oferecendo múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais.
Fonte: Agência no Ar, em 13.12.2021