Eleito para concluir os últimos meses de mandato da atual gestão, ele tem planos para revitalizar a área de eventos da entidade
A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pela Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS), no dia 13 de fevereiro, com a participação de diretores e associados, elegeu por aclamação Octavio J. Milliet para o cargo de presidente. Ele cumprirá o período final de mandato da atual gestão (2017/2019), que se encerra em setembro, ocupando a vaga deixada por Osmar Bertacini, falecido em janeiro.
Na ordem de sucessão prevista no estatuto social da APTS, em caso de vacância na presidência cabe ao secretário ocupar o posto. Mas, por motivos particulares, o atual secretário Luiz Macoto Sakamoto não pode assumir o cargo. Com o apoio dos demais membros da diretoria, Milliet, que até então era membro do Conselho do Administrativo na atual gestão, aceitou a missão de conduzir a APTS até a próxima eleição.
“É muito difícil assumir o cargo que até então pertencia ao grande profissional Osmar Bertacini, ainda mais para cumprir a parte final do mandato. Mas, conto com apoio da diretoria para desenvolver projetos e dar uma nova energia para a APTS, que deverá seguir em frente na sua missão de disseminar o conhecimento técnico em seguros”, diz Milliet. A AGE também empossou Adevaldo Calegari, ex-mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), como membro do Conselho, na vaga de Milliet.
Milliet construiu carreira de 42 anos na corretagem de seguros, ocupando posições de destaque no mercado, como as presidências da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), da Escola Nacional de Seguros (ENS), do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP) e do Codiseg (órgão que cuidava das ações de marketing do setor de seguros), além de também ter atuado como membro do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Atualmente, ele exerce a função de Ouvidor do Sincor-SP.
Associado da APTS há mais de 30 anos, Milliet reverencia a memória de seus antecessores, especialmente de Bertacini e do fundador Luis López Vázquez, por suas realizações, e reconhece a importância da entidade. “A APTS é única no mercado, não apenas por sua independência, como também por seu foco original na técnica de seguros. Hoje, inúmeros cargos e funções têm em sua base a formação técnica em seguros e a APTS tem acompanhado essa evolução, oferecendo informação de qualidade”, diz.
Apesar do curto mandato, que se encerra em setembro, o novo presidente tem planos para revitalizar a APTS, sobretudo na área de eventos. Ele adiantou que uma das ideias em pauta é resgatar os consagrados eventos do meio-dia (palestras e debates) e os seminários técnicos, em locais diferentes a cada edição. “Minha proposta é fazer a APTS ressurgir e crescer. A diretoria já tem alguns planos, que logo mais serão colocados em prática”, diz.
Diretoria – Gestão 2017/2019
Presidente: Octávio José Milliet
Secretário: Luiz Macoto Sakamoto
Tesoureiro: Evaldir Barboza de Paula
Conselho Administrativo
Efetivos: Alexandre Del Fiori, Hélio Opipari Junior e José Luis S. Ferreira da Silva. Suplentes: César Bertacini, Adevaldo Calegari e Alexandre M. Camillo.
Fonte: Márcia Alves, em 14.02.2019.