Disciplina em relação ao planejamento foi o maior desafio apontado na análise feita pela Sancor Seguros e, com as melhorias já detectadas no ano passado, as expectativas para 2018 são de crescimento de 69%
Criada recentemente pelo consultor e professor da Fundação Getúlio Vargas, Luciano Salamacha, a metodologia Stakehand, baseada em princípios da neurociência, vem auxiliando muito as empresas brasileiras e registrando sucesso. A Sancor Seguros, instalada em 2013 no Brasil, vem obtendo resultados expressivos desde que adotou a ferramenta, em janeiro de 2017. Em um ano, a companhia contabilizou um aumento de 18% em seu faturamento e, para 2018, a expectativa é que os números alcancem 69%. "O primeiro contato com a Matriz Stakehand foi em uma palestra de Luciano Salamacha na Jornada do Planejamento Estratégico da Sancor Seguros", afirma Fernando Ortega de Figueiredo, Coordenador da Área de Gestão Estratégica da Sancor Seguros do Brasil S.A.
O objetivo da seguradora com o método era fazer com que o planejamento estratégico fosse executado com eficácia pelo setor operacional. "Começamos a aplicar a Stakehand de acordo com nossa realidade, segmentando-a em reuniões de tomadas de decisões que tinham como base a análise de indicadores estratégicos. E a partir desta análise poderíamos desenvolver ações que seriam preventivas ou corretivas", completa Fernando.
O primeiro passo para a Sancor Seguros foi identificar o desafio a ser superado. Em seguida, motivar a equipe para só então ir para a etapa seguinte: avaliar o conhecimento, os recursos e as competências que precisariam desenvolver para analisar a causa do problema. Depois, foi preciso elaborar uma lista de atividades e designá-las aos seus responsáveis, com prazos e objetivos. Na parte final do processo, foi necessário ter disciplina e resiliência. Para manter o foco, a companhia utilizou ferramentas de acompanhamento do planejamento, como a Ata Contínua. Além disso, continuou motivando os colaboradores e, quando necessário, teve flexibilidade para replanejar as ações.
Atualmente, a seguradora destaca que tem maior engajamento no cumprimento destas ações, já que a Matriz Stakehand proporcionou que elas fossem formuladas de maneira eficiente e com um follow-up mais assertivo. "Em 2015, fechamos com 27% das ações em atraso, 2016 foi 14% e 2017 foram apenas 7%", ressalta o coordenador. Outro ponto importante é que após a implementação do método de Salamacha, instaurou-se em todas as áreas da empresa a cultura do planejamento, da execução e do reporte.
A Sancor Seguros nasceu no interior da Argentina como uma cooperativa cujo objetivo era o de atender as necessidades de um significativo número de produtores agrícolas. Mais tarde, a cooperativa deu origem ao Grupo Sancor Seguros, que abrange diversas outras empresas da área de seguros, entre elas a Sancor Seguros, que se expandiu por toda a Argentina, tornando-se nos últimos anos a líder de mercado.
A companhia se expandiu internacionalmente, primeiramente para o Uruguai, depois Paraguai e, em 2013 para o Brasil. Atualmente, conta com 230 colaboradores alocados principalmente na sua nova sede brasileira, em Maringá, no norte Paranaense, cidade que a atraiu por seus fortes vínculos cooperativistas.
No Brasil, a Sancor Seguros atua nos ramos de seguros de automóveis (24%), seguros de pessoas (27%), seguros patrimoniais (6%) e seguros rurais (43%). Nesse último segmento, a empresa já é a 2ª maior seguradora em participação de mercado nacional.
A Matriz Stakehand*
Após anos de observação e estudos, Luciano Salamacha desenvolveu a Matriz Stakehand, a mais nova metodologia de sucesso que vem sendo aderida por multinacionais e instituições de ensino em todo Brasil. O método inovador é baseado em neurociência e também foi lançado oficialmente em livro.
Salamacha usa a metáfora dos dedos para simplificar a alavancagem de negócios e carreiras. São cinco passos que apresentam elementos eficazes na conquista de resultados surpreendentes, cada um deles representado por um dos dedos das mãos.
"Na palma da mão é depositado o problema que requer solução e nos dedos as ações necessárias para chegar ao objetivo com um projeto, tudo baseado em cinco pilares: força de vontade, conhecimento, resiliência, disciplina e planejamento".
O dedo polegar é identificado com a força de vontade; o indicador representa o conhecimento; o mindinho é a resiliência; o anelar simboliza a disciplina e o médio está associado ao planejamento. Essa ligação é justamente para facilitar a disseminação do método junto a equipes e profissionais que queiram dar passos seguros na evolução dos negócios. "É simples, e realmente a execução é bastante fácil, mas há muita ciência e teorias complexas que sustentam esta matriz", ressalta Salamacha.
De acordo com o especialista, "a neurociência aliada à estratégia colabora para preparar pessoas a realizarem diversas tarefas simultaneamente, buscando sempre a inovação. E, apesar do cérebro humano apresentar funcionalidades revolucionárias no comportamento de decisões estratégicas, marketing, liderança e consumo, ainda há muito a ser explorado".
Sobre Salamacha
Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e de multinacionais, atuando como consultor e palestrante internacional.
É professor em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Recebeu da Fundação Getúlio Vargas o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA's, por sete anos seguidos.
Além de autor de Matriz Stakehand e outros títulos, Luciano Salamacha escreveu artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi o pioneiro na América Latina em pesquisas sobre Neuroestratégia - neurociência aplicada à estratégia empresarial - e diretor do Master em Neuroestratégia e Pensamento Transversal® na ESIC Business & Marketing School.
Fonte: inFato, em 10.07.2018.