Levantamento é realizado com 162 grandes empresas brasileiras pela Women in Leadership in Latin America, Valor Econômico e editora Globo, com metodologia Ipsos
A MetLife foi reconhecida na segunda colocação entre as empresas de seguros no estudo Mulheres na Liderança, realizado pela Women in Leadership in Latin America, jornal Valor Econômico e editora Globo, e com metodologia Ipsos. A pesquisa tem o objetivo de identificar as melhores práticas e políticas que estimulam a equidade de gênero e promoção de mulheres na liderança das principais empresas brasileiras. No ranking geral, a seguradora ocupa a 63° colocação, entre 162 companhias participantes.
"Nós ficamos muito felizes com esse reconhecimento vindo dos nossos colaboradores, pois o resultado mostra o quanto estamos trabalhando e nos empenhando pela diversidade. Temos como meta criar um ambiente aberto e inclusivo, onde todos tenham oportunidades equivalentes. E esperamos melhorar a cada ano", comenta Daniela Dall’Acqua, Diretora de RH da MetLife.
O estudo foi realizado por meio de um questionário online, entre os dias 19 de março a 15 de junho de 2020, avaliado pelos próprios colaboradores de cada companhia. Para que a companhia fosse elegível ao estudo, no entanto, a adesão mínima foi de 100 funcionários para Comércio e Serviços e 500 para a indústria, tomando como base o próprio critério do Sebrae.
O questionário trouxe perguntas com o objetivo de identificar políticas, processos e práticas da empresa quanto à equidade de gênero. Neste ponto, foi dividido entre externo, com questões relacionadas a publicidade, relacionamento com fornecedores, cadeia de valor e stakeholders no geral; e interno, para procedimentos gerais e específicos que influenciam na promoção da equidade de gênero, como instâncias ou órgãos próprios, divulgação interna de práticas, aculturamento da alta liderança, combate ao preconceito de gênero, inserção de princípios de equidade na estratégia, capacitação no tema da equidade, entre outros.
A MetLife tem, atualmente, 47% de mulheres na liderança. Além disso, um comitê de Mulheres de Atitude promove reuniões periódicas para identificar situações, propor iniciativas e discutir temas de interesse dos funcionários para promover melhorias na companhia e na sociedade, possibilitando novos olhares e percepções entre trabalhadores e instituição. Outras iniciativas propostas pela companhia com o mesmo viés são os comitês GLAM (Pessoas LGBTQ+), MDA (Pessoas com Deficiência) e Presença Afro.
Fonte: FSB, em 21.01.2021