Em viagens aéreas, entre uma conexão e outra, o passageiro pode ter suas malas extraviadas, ocasionando uma grande dor de cabeça. Porém, nem tudo está perdido! Uma das maneiras de se precaver é contratando um seguro viagem para aproveitar o auxílio e a proteção oferecida, de acordo com a sua cobertura.
Com este seguro, o viajante não precisa acionar constantemente a companhia aérea para identificar se as suas malas já foram encontradas. "Por exemplo, uma das assistências contidas na apólice da Allianz Travel inclui o serviço de Localização de Bagagem. Para utilizá-lo, basta informar o número do P.I.R (Property Irregularity Report ou Registro de Irregularidades de Bagagem) - formulário que deve ser preenchido ainda no local de desembarque indicando a perda da mala - à assistência 24h e aguardar o posicionamento", explica Renato Rotta, gerente de marketing da Allianz Travel, empresa que atua, no Brasil, como representante da Allianz Seguros no segmento viagem.
Mas fique atento aos prazos. Segundo determinação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (no caso de voos domésticos) e 21 dias (no caso de voos internacionais). Se a mala despachada não for encontrada ou não for entregue nos prazos acima indicados, a empresa área deverá indenizar o passageiro. "Após o pagamento da indenização pela companhia aérea, o viajante que contratou o seguro viagem pode enviar os documentos à assistência para o pagamento da indenização, conforme a cobertura contratada pelo Seguro Viagem" complementa Renato.
Fonte: Agência Race, em 13.01.2020