Convidado pelo presidente do Sincor-MG, Gustavo Bentes, o vice-presidente da Fenacor, Manuel Matos, participou, dia 06 de setembro, de uma live, transmitida pelo Instagram do Sindicato, na qual abordou o papel do Corretor de Seguros no contexto do Open Insurance, que promete revolucionar o setor de seguros no Brasil.
Durante a transmissão, Manuel Matos desmistificou o conceito do Open Insurance, explicando que se trata de uma oportunidade para que os clientes autorizem o compartilhamento de seus dados entre seguradoras, insurtechs e outras entidades autorizadas pela Susep, através de APIs.
Respondendo a uma das questões mais frequentes sobre o tema, Matos esclareceu que serão compartilhados os dados dos clientes, com o consentimento dos mesmos, incluindo as coberturas do seguro. “Muito se questiona se a carteira de clientes de um Corretor de Seguros será compartilhada com outro Corretor, o que não acontecerá. Na verdade, é o consumidor que terá acesso à Carteira de Coberturas”, explicou.
Uma das preocupações levantadas foi se o Open Insurance representa uma ameaça aos Corretores de Seguros. Nesse contexto, Manuel Matos ressaltou o esforço conjunto da Fenacor e dos Sincors para criarem a SPOC - Sociedade Processadora de Ordem do Cliente, que visa democratizar o acesso à iniciativa. “A ideia é democratizar o acesso para que não só o Corretor de grande porte possa adentrar no Opin, e sim, o pequeno e médio Corretor.”, sublinhou o vice-presidente da Fenacor.
A Opencor, como a primeira SPOC do Brasil, integrante da IPR Brasil, proporcionará uma plataforma que viabilizará a entrada de pequenos e médios Corretores, além de outros participantes da cadeia produtiva sem a necessidade de investir em uma SPOC proprietária.
Quanto à adesão e ao acesso ao OpenCor, Manuel Matos revelou que os Corretores de Seguros precisarão baixar o aplicativo do OpenCor e disponibilizar um link de acesso aos seus segurados. Dessa forma, os Corretores estarão interligados aos segurados e poderão prestar os devidos auxílios, cumprindo o importante papel de intermediários entre o segurado e o Open Insurance.
A Fenacor tem reforçado a ideia de que o Corretor de Seguros desempenhará um papel central como instrumento regulador entre o segurado e o Open Insurance, assegurando a confiança e a transparência nesse novo cenário. A iniciativa promete abrir novos horizontes para o setor de seguros, beneficiando tanto os consumidores quanto os profissionais que atuam nesse mercado.
Fonte: Fenacor, em 12.09.2023