Dados da seguradora apontam mais de 55 mil atendimentos psicoterapêuticos no Super App, plataforma digital da Companhia
O movimento Janeiro Branco vem se consolidando desde 2014 na promoção e conscientização sobre bem-estar mental e a importância de reconhecer e tratar transtornos como ansiedade e depressão. Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2022, durante o ano de 2020 houve um aumento superior a 25% em novos casos destes distúrbios em todo o mundo.
Esse estudo ainda apontou o Brasil como o país mais ansioso do mundo. Os sintomas desta disfunção mental aumentaram de 11,6% para 20,6%, de acordo com a pesquisa divulgada no ano passado. Já o diagnóstico de depressão nas 27 capitais brasileiras alcançou 11,3% da população, sendo 14,7% do público impactado formado por mulheres e 7,3% por homens.
“Homens e mulheres são acometidos diariamente por rotinas estressantes que podem desencadear o sofrimento psicológico, muitas vezes, suas jornadas de trabalho e outras atividades fazem com que o autocuidado emocional fique em segundo plano. Outro ponto de atenção que precisa ser considerado é a saúde mental das crianças e adolescentes. Em 2019, quase 1 bilhão de pessoas -- incluindo 14% dos adolescentes do mundo -- viviam com um transtorno mental”, explica Anderson Agulhari Bahia, psicólogo ligado à área de Atenção à Saúde na Seguros Unimed.
O tema ganhou maior relevância após o impacto da pandemia da Covid-19, quando sintomas destes transtornos ficaram mais evidentes e muitas pessoas precisaram se afastar de suas atividades e passar por cuidados mais intensivos. “O acompanhamento profissional é fundamental tanto para o tratamento de doenças psíquicas, quanto no pré-desenvolvimento desses quadros clínicos. Nesta etapa, dependendo do caso, é possível frear o agravamento e oferecer uma terapia mais branda e rápida, com consultas psicológicas e incentivo a atividades que ajudem a reverter a situação, como exercícios físicos”, comenta o psicólogo.
Esse cenário explica os números recentemente divulgados pela Fenasaúde demonstrando que, desde o início da pandemia, foram realizadas mais de 11 milhões de teleconsultas, incluindo atendimentos voltados para a saúde mental. Somente na Seguros Unimed, entre janeiro e dezembro de 2021, foram registrados 33,5 mil atendimentos psicológicos pela plataforma digital da seguradora, o SuperApp. Já em 2022, a Companhia alcançou um total de 56 mil consultas online ligadas à saúde emocional, um acréscimo de 67,16 % em relação ao ano anterior.
Por isso, segundo o especialista, é preciso que operadoras de planos de saúde ofereçam diferentes formas de assistência que incentivem o acesso das pessoas que tanto precisam. Na Seguros Unimed, os beneficiários podem contar com o "Cuidando de Perto”, programa focado na promoção da saúde e prevenção de doenças, inclusive de transtornos psíquicos. Nesse caso, eles são atendidos pelo “Saúde Emocional", no qual têm acesso a apoio psicológico e psiquiátrico, com acompanhamento e coordenação do cuidado. Segurados a partir de 10 anos já podem utilizar o serviço.
“Procuramos oferecer assistência da forma mais fácil e acessível para nossos clientes que apresentem sintomas de ansiedade, depressão ou outras desordens psíquicas. O primeiro passo começa pelo nosso SuperApp. O paciente agenda um atendimento de triagem, onde ele será direcionado para o profissional com melhor expertise diante da demanda apresentada. Quando necessário, o paciente será encaminhado para avaliação do médico psiquiatra. O usuário também tem à disposição uma equipe de monitoramento e redes credenciadas para atendimento presencial”, completa Bahia.
Além do acompanhamento profissional, o psicólogo lembra que o próprio indivíduo pode manter o autocuidado diário durante o tratamento ou até mesmo para evitar o agravamento destes transtornos, com medidas como:
- Alimentar-se corretamente;
- Colocar o sono em dia;
- Organizar a rotina;
- Praticar exercícios físicos;
- Desenvolver um hobbie e atividades que tragam bem-estar;
- Manter uma boa vida social;
- Saber impor limites nas relações pessoais e profissionais;
- Tirar um tempo para reflexões.
“O cuidado com a saúde mental é tão importante como os cuidados que temos com o nosso corpo. Precisamos quebrar os tabus relacionados ao sofrimento psíquico. Todos nós passamos por dificuldades e adoecimentos fazem parte das nossas vidas. Porém, é necessário darmos atenção para o nosso sofrimento emocional e reconhecer quando precisamos buscar ajuda”, conclui o psicólogo.
Sobre a Seguros Unimed
A Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em 86% do território nacional. Com uma trajetória de 33 anos no mercado, a Companhia atende a 6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência (aberta e fechada) e nos Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoop Asset Management. O grupo conta com mais de 1,6 mil colaboradores na Matriz e Central de Relacionamento, além de outros 22 escritórios regionais pelo país. Para saber mais, acesse o relatório de sustentabilidade GRI da Seguradora.
Fonte: FSB, em 16.01.2023