Viver é essencialmente a superação de um primeiro desafio. Se estamos vivos é porque decidimos aceitar o desafio e seus riscos, a partir disto vivemos em constante superação de novos riscos e desafios. O sentimento de medo não vem para nos coibir, mas para manter o nosso sentido de preservação, fazer a leitura dos acontecimentos e, assim, continuar o processo de vida, seja pessoal ou profissionalmente. Quando perdemos o medo, entramos em uma zona de conforto que paralisa e não nos deixa produtivos.
O mundo está em disrupção, não somente o mercado de seguros, e nós somos agentes dessa transformação. Somos usuários e influenciadores para novos comportamentos, em tudo: para obter lazer, informação, pedir táxi, comida, nos comunicar. Quando essa transformação invade nosso espaço, temos um sentimento diferente do que quando outras áreas profissionais precisam se mexer para se manter em atividade.
Toda essa transformação da sociedade é inexorável, e a despeito de tantas incertezas com o desconhecido, precisamos ter a consciência de que temos um papel a cumprir. No Sincor-SP, temos duas grandes missões: ajudar o corretor, conduzindo-o na necessária adaptação a essas transformações e também promover essas transformação na própria entidade, para atender ao corretor no novo mercado, bem como o consumidor.
Não podemos promover o futuro com o olho no passado, temos que, de fato, encarar o mundo digital e buscar essa imersão de conhecimento. O SincorSP fará seu papel, mas somente conseguirá a adaptação necessária aquele que assim desejar, que entender que é preciso evoluir. O primeiro grande entendimento é que toda a modernização que chega ao mercado, a avalanche de tecnologia trazida pelas insurtechs, tudo isso é possível e está ao alcance de todos, mas tem que se inserir, principalmente porque o cliente também é agente de transformação.
Ao final desse processo de adaptação, o corretor, robustecido, precisa de nova motivação para fazer parte de um agrupamento de profissionais. Temos, então, que promover essa mesma transformação na entidade, se reinventar para fazer sentido na vida do corretor, que se transformou, melhorou e ficou ainda mais apto a atender aos novos hábitos de consumo. O Sincor-SP, para fazer sentido na vida do profissional, tem que ser um provedor de soluções ao corretor quando este se depara com desafios e oportunidades.
Com o entendimento dessas duas missões, temos trabalhado intensamente na criação do Sincor Digital, um bureau de serviços digitais para conectar os corretores de seguros a todos os players desse mundo novo, promovendo essa imersão, e não o afastamento ou o sentimento de que o mundo vai acabar. Pelo contrário. Ainda temos muita lenha para queimar e estamos na direção para o futuro.
Por maiores que sejam os desafios deste momento, nunca estive tão motivado. Vemos movimentos que irão garantir a perenidade dos corretores de seguros – pelo menos aqueles que estiverem adaptados às novas possibilidades.
Em viagem recente à Argentina, visitando a sede da Sancor Seguros, pude experimentar um olhar sobre nossa atuação em outros mercados, vi que lá também se proliferam os canais digitais, inclusive financeiros, mas, sem haver desprezo ao corretor de seguros, ao contrário, promovendo a inclusão dele neste processo.
Mesmo com a crise que tivemos em nosso País, fruto de um ambiente de instabilidade política e econômica, o mercado de seguros é um dos únicos que ainda aponta crescimento. Temos grandes oportunidades neste mercado, que é tão visado por investidores.
O primeiro passo está sendo dado. A consciência de que não devemos combater tudo o que está por vir, mas nos inserir neste modelo digital. Vamos dar as mãos para o novo mundo que trará desafios e oportunidades para todos nós. Contem sempre com o Sincor-SP.
Fonte: SINCOR-SP, em 07.08.2019