O Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (IBRACOR) enviou aos corretores de seguros associados o questionário de supervisão orientativa para devido preenchimento. O documento está disponível aqui.
A medida foi implantada em 2020, em conjunto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), com o objetivo de orientar os corretores sobre os controles que devem manter e as informações que precisam fornecer aos segurados. O questionário aborda as atividades que os profissionais devem observar para não sofrerem penalidades impostas pela autarquia.
Segundo comunicado do Instituto, as respostas serão de uso exclusivo da autorreguladora e da Susep, que servirão de base para a definição de ações orientativas aos associados. Em caso de dúvidas, os corretores devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O preenchimento do questionário não é obrigatório, mas os corretores que se associaram aos IBRACOR assumiram compromisso com a ética e as boas práticas profissionais, conquistando, assim, o seu direito a ter o “Certificado de Qualidade” concedido pelo Instituto.
“Os associados serão plenamente beneficiados por esta ação, uma vez que a tabulação das respostas nos dará o perfil atual dos corretores de seguros, para que o IBRACOR desenvolva programas de orientação para o desenvolvimento da categoria, cumprindo assim o seu Plano de Supervisão Orientativa”, apontou o IBRACOR no comunicado enviado aos corretores.
Clique aqui para encontrar orientações sobre a atuação dos corretores para prevenção de possíveis sanções administrativas da Susep.
Fonte: Sincor-SP, em 14.11.2023