Para atingir esse objetivo a estratégia é investir em:
. Aumento da capilaridade para maior proximidade com os clientes em todas as regiões
. Especialização diferenciada para serviços de consultoria, gestão de riscos e soluções financeiras, trazendo os melhores especialistas e talentos do mercado
Andoni Hernández - Presidente Executivo e Conselheiro Regional Geral Latam da Howden Brasil
Corretora internacional de seguros e resseguros independente, a Howden Brasil faz parte do Howden Group Holdings, que está presente em 45 países, com 300 escritórios no mundo. Juntamente com a rede de parceiros, Howden One, está em 95 territórios e tem mais de 20.000 especialistas. O valor patrimonial atual é de U$ 13 bilhões, com receita de U$ 1,6 bilhão e crescimento de 19% em 2021 e 25% em 2022. Nos últimos 18 meses, o grupo investiu U$ 4,8 bilhões no mercado, por meio de 4 estratégias de aquisições.
De acordo com o presidente executivo e Conselheiro Regional Geral Latam, Andoni Hernández, que assumiu o cargo em junho passado e está à frente do plano de crescimento da Howden no País nesta nova etapa, após a saída total da família fundadora: “A Howden se prepara para se tornar uma das 5 maiores corretoras do país, como o Grupo já é no mercado internacional, oferecendo uma alternativa confiável e com uma proposta de valor diferenciada para os clientes mais exigentes em todo o território nacional. É um novo momento, que deixamos de ser Howden Harmonia para se tornar Howden Brasil”.
A operação no Brasil é totalmente consolidada, com um maciço portfólio de clientes fidelizados tanto pela qualidade dos serviços como pelo compromisso de um time altamente capacitado. Atualmente, apenas 20% da receita total vêm de novos negócios.
Com presença relevante em alguns setores e conhecimento diferenciado em alguns produtos (“specialties”), a Howden Brasil tem grande potencial de ampliação. Atualmente, conta com escritórios em SP (capital e interior) e Minas Gerais, com atuação e presença no País como um todo.
Plano de Expansão da Howden:
- Meta: igualar a posição já consolidada do grupo no exterior e se tornar uma alternativa aos Big 3 (Aon, Marsh e WTW);
- Situar a operação local entre os top 5 do mercado, com faturamento acima de R$ 200 milhões, além de duplicar a equipe;
- Manter a qualidade no atendimento dos atuais clientes, que está no DNA da empresa, mantendo em uma altíssima taxa de fidelização;
- Realizar investimentos em talentos (pessoas) – tanto na atração como na retenção;
- Desenvolver serviços e expertises, trazendo para o Brasil as inovações em produtos e tecnologias que o Grupo está fazendo no exterior e já se tornaram referência nos mercados;
- Impulsionar o crescimento orgânico, com o objetivo de atuar com novos serviços em clientes atuais e oferecer soluções para clientes que já atuam em outros segmentos; e inorgânico, que prevê atrair novos clientes locais e globais através das redes internacionais;
- Aumentar capilaridade e especialidades – esse é o forte da Howden, que sempre foca em especialistas em cada segmento de atuação e oferece serviços agregados, que vão além da colocação de seguros nos clientes, como Consultoria de Gerenciamento de Risco, análise detalhada da empresa para realização de Planos de Benefícios, Consultoria em Energias Renováveis, Soluções Financeiras, entre outros;
- Ficar atenta às oportunidades de M&A que façam sentido, ajudem a acelerar o plano estratégico e agreguem à proposta de valor diferenciado para os clientes, sempre com olhar criterioso e de parceria.
Hernández explica sobre os planos de crescimento: “Ainda que eu seja um outsider do mercado segurador, o conhecimento do mercado de serviços profissionais qualificados, assim como a minha experiência em questões de governança corporativa me deram a confiança para assumir esse desafio de levar a Howden a um novo patamar de crescimento no Brasil e na região Latam, que tem enorme potencial para figurar entre os grandes players do mercado como líder”.
Ainda de acordo com ele, a estratégia é investir em duas frentes: aumentar a capilaridade para ter maior proximidade com os clientes em todas as regiões e investir ainda mais na especialização diferenciada, trazendo para a Howden os melhores especialistas e talentos do mercado. Tudo isso com um plano de crescimento orgânico “turbinado” e reforçado pelo aproveitamento de oportunidades de M&A.
“Por conta do crescimento acelerado do Grupo lá fora, a contribuição do negócio na América Latina hoje é de apenas 2% da receita, quando no passado recente já chegou a corresponder a 12%. Temos o objetivo de rebalancear esse percentual e a aspiração de superá-lo. Nesse contexto, o Brasil é um país estratégico, com todo o potencial para encabeçar o crescimento Latam”, afirma o executivo.
Encontro de lideranças fortalece metas e estratégias
A 1ª edição do How Leaders 2022, encontro de lideranças da Howden Brasil, foi realizada entre os dias 5 e 7 de outubro no Hotel Sofitel Jequitimar, Guarujá, e contou com a participação de líderes e parceiros para discutir temas relevantes sobre o presente e o futuro da companhia. Durante os três dias de imersão, foram apresentadas as principais metas e estratégias, além de um planejamento consistente para alcançar os objetivos de crescimento, com a participação de todas as áreas da empresa.
“Foram dias de muito aprendizado, compartilhamento de informações e troca de experiências. Tivemos uma programação diferenciada e atraente com o apoio de patrocinadores e parceiros, que farão toda a diferença nesse novo momento da nossa empresa”, diz Hernández.
O executivo avalia que o evento foi um sucesso e contou com a participação de grandes seguradoras e operadoras de saúde em uma série de painéis sobre o mercado segurador. “Um verdadeiro mergulho nos principais segmentos de atuação da Howden”, explica.
Howden Group Holdings
Com sede no Reino Unido, o grupo opera na Europa, Ásia, África, América Latina e Oriente Médio e fornece uma gama completa de soluções especializadas com tecnologia transformadora nos mercados globais de seguros. Mais de 12 mil profissionais globais são especialistas em suas áreas, gerenciados por líderes locais que conhecem seus mercados de dentro para fora. Assim, onde quer que estejam no mundo, os clientes recebem um serviço personalizado de profissionais locais, apoiados por uma rede global de especialistas do setor.
A Howden fornece serviços de Corretagem de Seguros, Gerenciamento de Risco, Benefícios Corporativos e Consultoria de sinistros globalmente. Em todo o espectro de produtos de seguros, as equipes possuem vasto conhecimento e desenvolvem as melhores soluções para uma base de clientes internacional.
A Howden One é a rede do Grupo, construída em parceria com corretores e equipes culturalmente alinhados para oferecer a mesma experiência, serviço e atendimento aos clientes, e os parceiros operam em países onde a Howden ainda não possui escritórios.
Combinando o pensamento da ciência de dados com o know-how de seguros, a Howden investe fortemente em tecnologia, dados e análises para resolver os grandes desafios da companhia, tornando os serviços mais ágeis, simplificados e acessíveis a todos. As ferramentas especializadas trazem rapidez e facilidades para os corretores conseguirem a cobertura certa com o preço certo, sem sacrificar a qualidade.
A indústria de seguros tem o poder de ajudar a criar um mundo mais limpo, justo e seguro e a Howden, juntamente com a controladora Howden Group Holdings, está liderando o caminho para tornar os negócios totalmente sustentáveis. Tradicionalmente, o seguro tem sido uma ferramenta para ajudar as empresas a se tornarem mais resilientes e a Howden está aplicando a mesma abordagem às comunidades e ao meio ambiente, usando seguros para mitigar o risco social.
“O Projeto Crescendo é global e conta com o apoio de todos os países onde a Howden está presente. A participação é objetiva para atingir metas e crescer, por isso o nome Crescendo, que está na versão 3.0 do nosso plano estratégico, e confirma a capacidade de crescimento da Howden, já que globalmente atingiu, em menos de 3 anos, as metas colocadas inicialmente nas versões anteriores para os próximos 5 anos. Cada país tem o seu plano e autonomia para o desenvolvimento do Crescendo”, esclarece o executivo.
Segundo ele, “o Brasil é um País de muitas oportunidades e a nossa equipe está afinada e preparada para as conquistas que estão por vir. Sabemos que todas as metas, embora ousadas, são totalmente factíveis e, com determinação, comprometimento e foco, serão atingidas com sucesso”, finaliza Hernández.
Fonte: Mix de Marketing e Comunicação, em 17.11.2022