mapfre fundacion

Campanha Objetivo Zero é direcionada para redução de vítimas fatais em acidentes e mostra importância da prática de hábitos seguros no trânsito e na circulação de pessoas

imagem mapfre 18092017

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos mais de 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito e o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes decorrentes da imprudência. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas. Preocupada em contribuir com a redução desses índices, a Fundación MAPFRE realiza a campanha Objetivo Zero, direcionada à diminuição do número de vítimas fatais em decorrência do trânsito. A campanha leva para as ruas da capital paulista imagens de pedestres, ciclistas, motociclistas e automóveis sobrepostos a um relógio com a frase “Em um segundo, sua vida pode ficar na lembrança”. A intenção é sensibilizar a todos sobre a importância da prática de hábitos seguros para a condução e a circulação de pessoas.

Em São Paulo, a iniciativa pretende impactar 13 milhões de pessoas com a mensagem, distribuída por bairros em diversas regiões da cidade – Centro, Campo Limpo, Pinheiros e na região da Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, na Zona Sul, em relógios de rua e painéis em pontos de ônibus, de forma a difundir mais amplamente essa informação. Além do material de rua, a estratégia contempla peças digitais (banners) e ações como mensagens no serviço Spotify alertando pedestres sobre a importância de prestar atenção ao trânsito enquanto usa fones de ouvido e distribuição de caixas para pizza com alerta de segurança voltado aos motociclistas.

O tom da campanha leva o público a refletir sobre os dados apresentados e a compreender que a mudança de comportamento pode prevenir acidentes. A temática aborda condutores que usam celular ao volante, pedestres com fones de ouvido, ciclistas no meio do trânsito e motociclistas. Os estudos que basearam a idealização da campanha mostram que utilizar celular ao volante aumenta de 4 a 9 vezes o risco de colisões e que, todos os dias, 32 usuários de bicicletas são vítimas de eventos graves, muitas vezes decorrentes da falta de equipamentos de segurança e de sinalização adequada. Além disso, o uso de fones de ouvidos aumenta 40% o risco com pedestres. No caso dos motociclistas, quatro em cada cinco acidentados morrem por falta do capacete, equipamento que comprovadamente pode salvar vidas.

A campanha está alinhada ao pilar de Prevenção e Segurança Viária da Fundación MAPFRE e foi lançada na Espanha em 2015 para conscientizar a população sobre medidas seguras no trânsito. A Fundación MAPFRE mantém globalmente um compromisso com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para a redução no número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito. No Brasil, a iniciativa traz também o hotsite www.objetivozero.com.br.

No Brasil, a instituição mantém o programa Na Pista Certa – uma iniciativa criada e promovida pela Fundación MAPFRE para introduzir o conceito de educação viária desde a infância. Em um espaço cenográfico que simula o trânsito de uma cidade, crianças de cinco a nove anos aprendem, brincando, as regras de sinalização e noções de cidadania. Outro programa mantido pela fundação, o Educação Viária é Vital, tem foco na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos com alunos de ensino fundamental e médio e destaca-se por ser uma ação que envolve uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária no entorno das escolas e de comunidades próximas. Esse programa incentiva a implementação de ações que tornem o trânsito mais seguro e eficiente. Há ainda uma plataforma de ensino à distância que facilita o intercâmbio de conhecimento e de experiências entre educadores e a equipe pedagógica responsável pela iniciativa.

Fonte: CDN, em 18.09.2017.