sincor 01112022

Em apoio à campanha “Outubro Rosa” e com o objetivo de conscientizar as mulheres corretoras de seguros sobre a prevenção ao câncer de mama e à adoção de práticas saudáveis, o Comitê Mulheres Empreendedoras do Sincor-SP realizou a live “Saúde da mulher: impactos e cuidados preventivos”, no dia 27 de outubro. A transmissão está disponível aqui.

A conversa foi conduzida pela 1ª vice-presidente do Sincor-SP e diretora responsável pela Assessoria Técnica, Simone Fávaro, e pela coordenadora do Comitê e diretora da Regional São Paulo Sul, Mara Borges Sutto.

Para falar sobre o tema, elas receberam o médico de família da Seguros Unimed, Gustavo Gusso, a superintendente de Gestão de Saúde Populacional da SulAmérica, Patricia Homem de Mello, o médico de família e comunidade, responsável pelo Programa Saúde Mais da Porto Seguro Saúde, Rodolfo Luciano Galeazzi, e a diretora médica da Bradesco Saúde, Thaís Jorge de Oliveira e Silva.

“O mês de outubro ficou marcado em nossas mentes pela luta contra o câncer de mama, o tipo mais frequente nas mulheres, depois do câncer de pele”, afirmou Mara. Ela apresentou dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que estima o diagnóstico da doença em mais de 66 mil mulheres no Brasil este ano. “Por isso, queremos destacar a prevenção e o que podemos fazer para não chegar a um estágio avançado”, completou.

A médica Thaís Jorge disse que não existe causa única para o câncer de mama, mas um conjunto de fatores que podem aumentar a incidência, como os comportamentais ou ambientais, o genético e a própria história reprodutiva e hormonal da mulher.

Recentemente, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) divulgou o Mapa da Mulher, com dados de 2021, que mostram a intermediação dos planos de saúde em mais de 20 milhões de procedimentos relacionados à saúde da mulher, tanto em consultas quanto exames.

Embora a análise clínica da mama seja indicada, os especialistas defendem que o autoexame é fundamental para o diagnóstico. “O que nós, da comunidade científica, discutimos com frequência é a questão de a mulher conhecer o próprio corpo e observar se ocorrem alterações. Esse processo de toque é muito importante na detecção da doença”, complementou Gusso.

Os cuidados com a alimentação e a prática de atividade física para melhor qualidade de vida também foram discutidos na live. “A alimentação saudável e equilibrada é fundamental para o nosso bem-estar. É com uma boa alimentação que conseguimos combater melhor as doenças, pois o nosso sistema imunológico responde melhor com esse hábito”, disse Patrícia. Ela ainda indicou a ingestão equilibrada, tanto na quantidade de alimentos no prato, quanto na diversificação. “É um estilo de vida. Com o tempo se acostuma e fica mais fácil conciliar a rotina com o que se gosta de comer, mas de maneira saudável.”

Galeazzi completou que o trabalho árduo nas mudanças de hábitos reduzem o surgimento de doenças. “A genética é responsável por 22%, mas quando falamos de hábitos de vida, o percentual ultrapassa 35%. Por isso, parar de fumar, não beber em excesso, ter uma boa noite de sono, se alimentar adequadamente e praticar exercícios impactam no nosso envelhecimento e na qualidade de vida a longo prazo. Precisamos ter aquele comprometimento individual para mudar hábitos que não são saudáveis”, exemplificou.

A live trouxe ainda premiações entre as associadas do Sincor-SP. A corretora de seguros Tânia Aparecida do Prado Molina, da Regional São João da Boa Vista, ganhou um kit especial oferecido pela Unimed Seguros, e Maria Lourdes de O. Moraes, da Regional São Paulo Leste, ganhou uma inscrição totalmente gratuita para o Conec 2023.

“Precisamos tirar um momento no nosso dia para cuidar da saúde e usufruir de uma melhor qualidade de vida”, concluiu Simone.

Fonte: Sincor-SP, em 01.11.2022