Dicas do GRUPO BB E MAPFRE para obter uma apólice barata e completa
Quando vale a pena comprar uma apólice para casa? O gasto é necessário? Qual seria o preço justo? Essas são perguntas comuns dos consumidores, especialmente, em momentos de orçamentos mais apertados. Para tirar todas as dúvidas, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASILE MAPFRE reuniu as principais dicas e orientações sobre o produto.
O seguro é mesmo necessário?
A apólice residencial garante o pagamento de indenização em casos de incêndio, roubo, queda de raio, explosão etc. O primeiro questionamento a ser feito é se a família consegue readquirir os bens se alguns desses imprevistos ocorrerem. Se a resposta for não, é preciso comprar imediatamente. Na maioria dos casos, o imóvel é o maior patrimônio físico de uma família, explica Jabis Alexandre, diretor geral de Massificados do GRUPO BB E MAPFRE.
Quanto devo pagar pela apólice?
O contrato considera o preço de reconstrução do imóvel, o valor dos bens segurados, a localização e o tipo da propriedade (casa, apartamento, veraneio etc.). A valorização imobiliária não influencia no custo do seguro. Por isso, considerando esses itens, é possível obter uma apólice com preços competitivos. Hoje, o valor médio é de R$ 250,00 ao ano, complementa o especialista.
Existe alguma taxa que pode aumentar o preço?
Não. O valor é definido no momento da contratação. O custo só varia se o cliente solicitar a inclusão de mais bens no contrato.
Como faço para reduzir o preço?
A dica é incluir no contrato os itens que realmente não podem ser repostos financeiramente, em caso de imprevistos. Como a cobertura básica é de incêndio, raio e explosão, o consumidor deve analisar e fazer as contas sobre os produtos que devem estar contemplados no contrato (joias, eletrodomésticos etc.). Lembre-se: você pode escolher as coberturas e os valores segurados, determinando o custo final.
As assistências gratuitas também são ferramentas importantes na economia do orçamento doméstico. Com serviços de profissionais como encanador, chaveiro, eletricista e vidraceiro, a apólice evita o gasto com serviços emergenciais que ocorrem com frequência (troca de fechaduras, canos entupidos etc.).
Fonte: CDN, em 12.05.2016.