Referência há mais de cinco décadas na qualificação de profissionais para o mercado brasileiro de seguros, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) está sempre atenta às constantes discussões e atualizações do setor para desenvolver programas educacionais de ponta. 

No momento, um dos temas mais em evidência é o Seguro Garantia, que começou a repercutir a partir de 2022, após a Superintendência de Seguros Privados (Susep) estabelecer novas regras e diretrizes para a regulação desta modalidade. 

Este ano, a ENS lançou a Certificação Avançada em Seguro Garantia: Evolução Normativa e Aspectos Práticos, que apresenta em detalhes as novas definições acerca do assunto. 

Com grande procura logo que foi anunciada, a primeira turma do programa teve início em agosto, com 70 alunos. Para entender melhor a importância desta Certificação, o Acontece conversou com a advogada Bárbara Bassani, coordenadora do curso, doutora em Direito Civil e sócia na área de Seguros e Resseguros do TozziniFreire Advogados. 

Na sua opinião, qual a importância desse novo programa oferecido pela ENS? 

Esse curso foi planejado em detalhes para tratar da evolução normativa do Seguro Garantia, abordando aspectos práticos desse tema tão rico. Temos expoentes professores que falam sobre essa nova regulamentação, bem como os desafios deste tópico tão importante para o mercado. É uma certificação que mescla aspectos acadêmicos e práticos do Seguro Garantia, razão pela qual contribui para o desenvolvimento de profissionais que atuam na área e, também, para aqueles que desejam aprimorar seu nível de engajamento com esse produto. 

A que você atribui a grande procura pelo curso? 

Acredito que três fatores contribuíram para essa ótima aceitação por parte do mercado. O primeiro é o tipo de curso, uma Certificação Avançada, que é algo diferente e mais profundo do que outros programas. O segundo é o fato de o produto ter passado por recente mudança normativa da Susep e legislativa. Por último, o corpo de docentes de excelência. 

Como a combinação entre teoria e prática ajuda os alunos a desenvolverem uma compreensão mais abrangente e sólida sobre o tema? 

Não existe teoria sem prática, nem vice-versa. Um curso só é completo quando é capaz de abranger ambos. E, no caso dessa Certificação, ainda temos um adicional: os alunos são atuantes no tema, participativos e contribuem periodicamente com situações práticas específicas do negócio. 

Como o curso prepara os alunos para lidar com a evolução normativa do Seguro Garantia e as recentes mudanças? 

O produto passou por recente mudança normativa (Susep 662) e legislativa, com a nova Lei de Licitações. Entender o histórico das normas e as leis anteriores é fundamental para compreender o atual contexto e como o produto chegou até esta fase. Para estar preparado para conhecer o presente e o futuro, precisamos entender o passado. Os alunos são desafiados a refletir ‘fora da caixa’, habilidade cada vez mais exigida profissionalmente, em qualquer empresa. 

Como você avalia a experiência até aqui com essa primeira turma? 

Os alunos estão gostando, os professores estão gostando. Ninguém vê o tempo passar nas duas horas em que estamos conectados e juntos. Essa troca tem sido especial e muito valiosa, e certamente vai gerar repercussão e outros profissionais ficarão interessados em ter essa experiência. Também estamos atentos aos acertos e a futuros ajustes, caso necessários. O primeiro é muito importante e a ideia é ter um programa cada vez mais sólido. 

Qual mensagem você deixa aos profissionais que, direta ou indiretamente, precisam se atualizar sobre esta modalidade? 

Sempre digo que cargos passam… crachás, ora se têm, ora não se têm. O estudo, o conhecimento, são seus. Ficam com você para sempre e ninguém pode tirar. Investir em si mesmo e no conhecimento é sempre o investimento mais inteligente a ser feito. 

Fonte: ENS

Fonte: FENACOR, em 13.09.2023