O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, conversou com a editora da Revista Apólice, Kelly Lubiato, no programa Diálogos Apólice, no canal da publicação no YouTube, na última quinta-feira (19/08). Além de abordar as mudanças exigidas aos corretores de seguros para atuar frente aos novos desafios do mercado, ele comentou sobre a evolução do Sincor-SP nos últimos oito anos, graças ao trabalho da atual gestão.
Questionado sobre o aprendizado que a pandemia trouxe aos corretores, Camillo enfatizou que o maior foi a visão de uma realidade que pôs fim em temores que existiam. “Eram dois temores: em relação à tecnologia, se poderia ser uma ameaça, e quanto à longevidade da corretagem, se a profissão iria acabar. A tecnologia se tornou aliada, os corretores foram os profissionais que mais rápido e melhor se adaptaram ao home office; e a pandemia provou o que de maneira incansável levávamos aos corretores: a importância da distribuição pelo corretor, que brilhantemente cumpriu com seu papel de entender as necessidades atuais e atender a sociedade, sendo condutor do produto seguro”.
Como foi o apoio do Sincor-SP neste período? Camillo reforçou que em meio à pandemia não dava tempo de aprender, então quem conseguiu se movimentar melhor foi quem estava de certa forma melhor preparado. “O Sincor-SP estava preparado. Quando entrou a pandemia iniciamos o regime de home office, mas mantendo todo o suporte, tanto que muitos nem perceberam que não estávamos atuando presencialmente, e pudemos estar próximos ao corretor mesmo neste modelo que a pandemia nos obrigava. Passamos a levar apoio e capacitação ao corretor de seguros de maneira virtual, com lives, apoio técnico, criamos o Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores de maneira digital (a última edição teve mais de 11 mil visualizações), nossas Comissões realizaram Plantões Técnicos tirando todas as dúvidas dos associados, enfim, nós conseguimos, mesmo em meio à pandemia, seguir. Também criamos o aplicativo Sincor Digital, algo que vínhamos preparando antes. Trata-se de uma plataforma digital de comunicação com o corretor, levando notificações, ofertando todos os nossos benefícios e apoio ao desenvolvimento dos negócios. Estamos prontos e com isso conseguimos ofertar este apoio e também servir como exemplo à categoria de que o preparo e a capacitação nos tornam capazes de enfrentar qualquer situação”
Em meio a essa transformação toda, ainda houve a reforma completa da sede do Sindicato. “A sede do Sincor-SP era eficiente, mas estava com estrutura envelhecida, não estava no modelo atual e ideal de atendimento e condições de trabalho aos colaboradores. Isso exigia investimentos, e essa gestão passou por sucessivas perdas de receitas, como o fim da obrigatoriedade do imposto sindical e o fim do convênio para atendimento ao seguro DPVAT, então havia necessidade de melhorias, mas precisava de recursos”, disse. “Diante dessa forma de administrar o Sincor-SP com a visão empreendedora que tanto incentivamos entre os corretores, começamos a fazer ajustes. Em 2019 colocamos 10 de nossas regionais em infraestrutura digital, deixamos a física, mas mantivemos o atendimento e atividades aos corretores nas regiões. Não poderíamos imaginar a pandemia, mas demos um passo na vanguarda. Em outubro de 2019 fomos vítimas de um alagamento, um sinistro que destruiu a sede do Sincor-SP, e aí tínhamos que promover a construção de uma nova estrutura. Em março veio a pandemia, entramos em home office e fomos conseguir recursos para a reforma. Decidimos levar todas as outras 20 regionais para infraestrutura online. Com muito empenho e visão vanguardistas, temos hoje nossas 30 regionais operando bem e atendendo o corretor, e temos uma nova sede que é motivo de orgulho, especialmente frente a todas as dificuldades dos movimentos sindicais, o Sincor-SP não se apequenou em momento algum em sua estrutura de atendimento”.
Fonte: Sincor-SP (Thaís Ruco), em 24.08.2021