marshmclennan

 

96% das vulnerabilidades das empresas estão relacionadas aos e-mails que são portas de entrada para hackers invadirem os sistemas corporativos. Fator humano também responde por 90% das exposições internas que resultam em incidentes de crimes cibernéticos

As empresas estão expostas a uma série de ameaças no mundo digital que ultrapassam a fronteira, e vão muito além, dos riscos regulatórios decorrentes de todas as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – já sancionada no Brasil e em vigor a partir de agosto de 2020. De acordo com levantamento da Marsh & McLennan Companies, em parceria com a FireEye, especializada em segurança da informação, 96% das ameaças do mundo digital estão relacionadas aos e-mails das empresas. Os hackers utilizam essas plataformas como porta de entrada para invadir os sistemas corporativos.

Ainda de acordo com o estudo, o fator humano também responde por 90% das vulnerabilidades internas que resultam em incidentes de crimes cibernéticos. O relatório, intitulado Advancing Cyber Risk Management (Avançando o gerenciamento de risco cibernético) | From Security to Resilience (Da Segurança à Resiliência), ainda revela que 59% dos focos das invasões dos hackers têm como objetivo ganhos financeiros e 38% visam espionagem industrial. “O cenário emergente de risco cibernético está evoluindo rapidamente e as empresas precisam estar preparadas com estruturas robustas de gerenciamento de riscos e apólices de seguros adequadas para repor as perdas decorrentes de um ataque de hackers”, explica Marta Schuh, Líder de Cyber da Marsh Brasil.

O alerta da especialista vem de encontro ao atual cenário de perdas das empresas decorrentes de crimes cibernéticos. No mais recente relatório Cyber Handbook da Marsh & McLennan Companies as cifras são alarmantes. Os prejuízos com ataques cibernéticos já geraram perdas de US$ 1 trilhão para as empresas, bem acima dos US$ 300 bilhões de perdas com desastres naturais em 2017, conforme o levantamento. “O crescente uso de tecnologias como inteligência artificial, Internet das Coisas e robótica expôs mais as organizações às ameaças de ataques de hackers que podem resultar em interrupção dos negócios, danos na reputação corporativa e violação de informações dos clientes”, afirma.

As ameaças nas redes avançaram tanto no mundo empresarial que na mais recente edição do Relatório Global de Riscos 2019, também produzido pela Marsh & McLennan Companies e apresentado no World Economic Forum em janeiro deste ano, aponta que a crescente dependência cibernética ocupa a segunda posição no ranking de cinco principais tendências apontadas por lideranças empresariais.

5 principais tendências (Relatório Global de Riscos 2019)

1 - Mudança climática
2 - Crescente dependência cibernética
3 - Aumento da polarização das sociedades
4 - Aumento da desigualdade de renda e riqueza
5 - Aumento do sentimento nacional

O relatório da Marsh & McLennan Companies em parceria com a FireEye também mapeou os impactos das ameaças de acordo com diferentes perfis de exposições e cenários. “A quantificação determina a natureza e a extensão dos impactos dos riscos para as organizações tomarem decisões estratégias”, diz Marta.

Sobre a Marsh & McLennan Companies

Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC) é uma companhia global de serviços profissionais que oferece a seus clientes consultoria e soluções nas áreas de riscos, estratégia e capital humano. Marsh, líder mundial em corretagem de seguros e soluções inovadoras de gerenciamento de riscos; Guy Carpenter, líder mundial na intermediação do fornecimento de serviços em riscos e resseguros; a Mercer, líder mundial em talentos, saúde, aposentadoria e consultoria de investimento; e a Oliver Wyman, líder mundial em consultoria em gerenciamento. Marsh & McLennan Companies conta com 65 mil colaboradores em todo o mundo, que fornecem recursos de aconselhamento, análise e transacionais para clientes em mais de 100 países. A Companhia se orgulha de ser uma cidadã corporativa responsável e impactar positivamente nas comunidades em que atua. Visite www.mmc.com para mais informações.

Fonte: Conteúdo Comunicação, em 12.08.2019