A diretoria da Fenacor e diversas lideranças nacionais dos Corretores de Seguros, além de outras personalidades do mercado, estiveram presentes na cerimônia de posse do novo superintendente da Susep, Alexandre Camillo, realizada nesta quinta-feira (16), na sede do Ministério da Economia no Rio de Janeiro.
Na ocasião, o presidente da Federação, Armando Vergilio, destacou que, a partir deste momento, a Susep passa a ser comandada por “um profissional do setor sério, extremamente competente e comprovadamente capacitado”.
Vergilio destacou ainda que o mercado deseja voltar a ser ouvido pela autarquia, porque tem “ponderações, sugestões e contribuições importantes a fazer para uma boa regulação e produção de normas eficientes”.
Por fim, o presidente da Fenacor destacou também a importância da autorregulação na corretagem de seguros. “Nossa categoria é extremamente responsável e madura o suficiente para seguir a autorregulação, que já foi regulamentada pela lei complementar 137. As autorreguladoras do mercado de corretagem de seguros têm todos os instrumentos para realizarem um trabalho de qualidade, profissional e técnico, como órgão auxiliar e subordinado à Susep na fiscalização preventiva e na regulação dos corretores de seguros”, frisou.
Já o novo superintendente da Susep assegurou que a autarquia está aberta ao diálogo. “Vou exercitar o diálogo à exaustão”, observou Alexandre Camillo.
Ele acrescentou ainda que o mercado de seguros, incluindo o órgão regulador e os players do setor, precisam estar atentos às transformações que vêm ocorrendo, fazendo a leitura correta do que a sociedade busca. “Eu espero traçar com vocês uma rota que nos leve ao epicentro do potencial do mercado. Há um enorme caminho percorrer”, pontuou.
Segundo ele, o destino final dessa rota se traduzirá na melhor percepção e o reconhecimento do público, da sociedade em geral e dos meios políticos sobre a relevância do setor. “Se essa rota for bem traçada, será criada uma imunidade contra eventuais humores de quem vier comandar a Susep, no futuro”, assinalou.
Fonte: Fenacor, em 16.12.2021