bidu

Carnaval é sinônimo de festa, mas a data também está associada a alguns transtornos, como excesso de bebidas alcoólicas, furtos e aumento nos acidentes de trânsito, que chegam a crescer até 30% em comparação com os demais períodos do ano.

Para ajudar os foliões que vão aproveitar o feriado para viajar, a Bidu, corretora online que vende diversos tipos de seguro, entre eles o de viagem, separou algumas dicas para evitar dores de cabeça e curtir a festa com conforto e segurança.

Documentação

Antes de viajar, confira se você reuniu toda a documentação necessária. É imprescindível que todos os documentos estejam em dia e em bom estado. Além disso, identifique todas as suas bagagens e guarde um papel dentro das malas com nome, telefone e endereço, para o caso de haver extravio.

Seguro Viagem

Imagine chegar de avião ao seu destino e descobrir que sua bagagem foi extraviada. Ou ficar doente e precisar de atendimento médico fora da sua cidade ou seu país. O seguro viagem é sua proteção contra situações desagradáveis como essas e muitas outras, incluindo atraso e/ou cancelamento de voo. O valor da cobertura varia entre R$13,00 a R$95,70 e os preços são os mesmos em todo o Brasil.

Manutenção do carro

Antes de pegar a estrada para curtir a folia, é preciso ficar atento à segurança do veículo. Não deixe de conferir o alinhamento e balanceamento dos pneus, as condições do estepe, o óleo e o fluido de freio. Além disso, faça a higienização do ar condicionado e cheque se todas as lâmpadas estão funcionando corretamente, a fim de evitar acidentes ou multa.

Lembre-se: ter um seguro auto é essencial para se prevenir contra acidentes e imprevistos durante a viagem.

Se beber não dirija

Segundo balanço da Operação Carnaval 2017, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados 1.696 mil acidentes em rodovias federais no ano passado, metade deles provocados por motoristas alcoolizados. Portanto, se beber, volte de táxi ou transporte por aplicativo. Respeite seus limites e pense no próximo.

Blocos de rua

Se for curtir trios elétricos e blocos de rua, leve apenas o essencial, como um documento de identificação e dinheiro trocado no bolso ou numa pochete. Fique de olho nos seus pertences, evite "dar bandeira" com celular e dinheiro na mão, e procure a polícia em caso de furtos, roubos ou qualquer tipo de assédio. Também não esqueça de beber muita água e utilizar protetor solar.

Fonte: Seven, em 08.02.2018.