8º Relatório da Aconseg-SP aponta Auto com 54% e Saúde com 34% da produção, a relevância de novas parcerias e também a importância da diversificação de produtos
Aumentar a divulgação junto aos parceiros e mais treinamentos para os corretores e colaboradores é uma sugestão das assessorias filiadas à Aconseg-SP quando o assunto é diversificação dos produtos. Esse é um dos destaques do 8º Relatório econômico sobre a operação do mercado de assessorias e consultorias do Estado de São Paulo relativo ao ano de 2023.
O trabalho realizado pelo economista Francisco Galiza foi divulgado pela associação em café da manhã realizado hoje, 23 de abril, e contou com a presença de parceiros de seguradoras, operadoras de planos de saúde e empresas prestadoras de serviços.
“A elaboração deste relatório mostra a todo o mercado o perfil da Aconseg-SP, uma entidade séria, parceira, idônea e com muito compromisso com todo o mercado de São Paulo e também do Brasil”, comentou Ricardo Montenegro, presidente da Aconseg-SP.
O estudo elaborado pelo economista a pedido da Aconseg-SP revela a trajetória ascendente das assessorias no Estado de São Paulo. São 20 mil corretores de seguros, 41 associadas e 643 colaboradores, distribuídos entre as áreas comercial e operacional. Essa força de vendas contabilizou em 2023 o volume de prêmios de R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 20% em comparação com o ano de 2022.
“A Aconseg-SP, mais uma vez, conseguiu superar as taxas de crescimento do mercado de seguros em 2023, que cresceu cerca de 11% diante dos 20% da associação. Isso tem sido uma constante”, descreve o economista. “Foi uma trajetória favorável, que continua. Isso é visto em vários outros indicadores”, acrescentou.
O Relatório ainda aponta a expectativa de crescimento para o ano de aproximadamente 13%. “É um pouco menor do que o ano passado, mas ainda bem acima da taxa de inflação. A estimativa para 2024 é passar para R$ 3,7 bilhões”.
Auto e Saúde
Nesse resultado, Auto é responsável por 54% da produção das assessorias, enquanto o Saúde corresponde a 34%, incluindo a operação de Odonto. “Em 2016, o Automóvel era em torno de 60%. Ele era maior do que é hoje. Ele começa a cair e no auge da pandemia Auto e Saúde chegaram a ter a mesma proporção. Desde então, o Auto passou a ter uma recuperação”, explicou Galiza.
Vale ressaltar que a Aconseg-SP representa 7,5% do faturamento das seguradoras de Automóvel no Estado de São Paulo. “Esse é mais um indicador de crescimento da presença da associação no Estado”.
Apesar do desafiador cenário do setor de saúde suplementar, Galiza salientou que embora esteja sofrendo, ele passa por um processo de reajuste. “Em 2023, a variação de prêmio do seguro saúde foi de 20%. Em 2022 para 2021 foi de 12%. Em dois anos, o mercado de prêmio de seguro saúde está se recuperando”.
Montenegro analisa o setor de saúde lembrando que uma das principais seguradoras parceiras da Aconseg-SP atuante no ramo, aproxima-se de outra grande parceira que opera com multirramos. “Em 2024, haverá uma recuperação do setor de saúde e esse ramo, na Aconseg-SP, terá um novo desenho”.
Seguro de Vida
Criada há cinco anos pela diretoria da Aconseg-SP, a campanha “Diga Sim ao Seguro de Vida” deve ganhar novos ares em 2024. “As assessorias têm se empenhado para fazer crescer o Vida. Apesar do crescimento nos últimos anos, o volume de prêmio ainda é distante do que temos no Auto e no Saúde”, disse presidente da Associação.
Outros produtos
Segundo Montenegro, a associação também tem se dedicado a incentivar as assessorias a atuarem mais em outros ramos como Empresarial e Residencial. “Hoje as seguradoras que participam do nosso pool têm mais de 80 produtos à nossa disposição”.
Novas seguradoras
Montenegro aproveitou a ocasião para falar da intensidade do trabalho da nova diretoria que ele lidera, que está há quase quatro meses à frente da entidade. “Essa nova gestão tem se dedicado bastante a realizar um bom trabalho”.
Partícipe de outras gestões da Aconseg-SP, como vice-presidente e diretor financeiro, Montenegro destaca a crescente procura de novas parceiras pelo trabalho da Associação. “É impressionante a procura de novas parceiras para gerirmos negócios, e não são só seguradoras. Também temos sido procurados por outras assessorias que querem fazer parte da Aconseg-SP. Na minha percepção, não existe qualquer tipo de empresa que queira entrar nesse grande universo que não tenha que se apoiar no braço assessorias, um braço profissional e reconhecido no mercado de seguros”.
Segundo Galiza, há cinco anos havia 78 grupos seguradores no mercado segurador brasileiro, em 2023, esse número passou para 90. “Tivemos um aumento no número de seguradoras de 15%. Essa procura comentada pelo Montenegro está alinhada a isso. São novas seguradoras que entram no mercado e que veem a Aconseg-SP como o caminho ideal para entrarem”, comentou Galiza, sobre o que definiu como consequência da mudança do mercado segurador.
Fonte: Carol Rodrigues, em 23.04.2024