Por Jeniffer Elaina (*) 

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Chegar em um novo espaço do mercado e “dar de cara” com profissionais experientes pode ser uma situação intimidante, mas a falta de experiência não precisa ser um fator determinante para o fracasso.

Com uma longa trajetória e experiência prática em um determinado campo profissional vêm também uma série de vantagens. No caso dos corretores de seguros, um desses benefícios é a extensa carteira de clientes, o que significa que não é preciso ficar “correndo atrás” de um público-alvo em potencial.

Isso, porém, não significa que jovens corretores não têm chance de chegar onde aqueles com mais anos de carreira chegaram. O que não faltam são ideias de empreendedorismo para jovens que atuam nesse segmento do mercado de trabalho. O mais interessante é tirar o maior proveito de sua situação.

1 – Utilize a idade como um diferencial positivo

Quem disse que a idade precoce é um fator negativo na hora de vender seguros? Na verdade, isso pode ser um diferencial: num mercado cheio de profissionais com anos de experiência, um olhar novo é interessante para aqueles clientes que buscam o que é tendência e fogem de um “tradicionalismo”.

Utilizar a idade ao seu favor é uma excelente maneira de se destacar no mercado, apontando-a como uma chance de estar antenado com as tendências e sem as amarras do que é antigo e não funciona mais. Para clientes que buscam uma perspectiva inovadora e “fora da caixa”, isso é bastante atrativo.

2 – Faça uso de ferramentas modernas online

As ferramentas modernas na internet são as melhores amigas dos corretores, especialmente aqueles mais jovens. O ato de cotar seguro online é indispensável num mundo altamente digital, se tratando de um serviço essencial em praticamente todos os contextos. Mais uma vez, a idade jovem é positiva.

É claro que corretores de seguro mais velhos podem perfeitamente estar adaptados aos meios online, mas há maior probabilidade de que esses profissionais se apeguem ao que é tradicional e feito longe da internet. Diante dessas perspectivas, os jovens corretores fazem bem em utilizar a cotação online.

3 – Compense a pouca experiência com expertise em tendências

Com a experiência na venda de seguros vem também a aprimoração de habilidades, mas há um elemento potencialmente negativo: a resistência a evoluir com o mercado. Nos próprios dois itens anteriores nós mencionamos a baixa adaptação às ferramentas online e uso de técnicas mais antigas.

A verdade é que as tendências na área dos seguros mudam com frequência, o que significa que há muito valor em estar atento ao que é novo e especializar-se em tendências do mercado, tanto as brasileiras quanto aquelas que começam a fazer sucesso no exterior. Busque o que faz sentido agora!

4 – Dê os primeiros passos para estabelecer uma carteira de clientes

Mesmo com o uso da idade ao seu favor, uma extensa carteira de clientes ainda é um elemento pesado demais para se competir em pé de igualdade. Pensando nisso, é essencial que você comece a trabalhar com objetivo de expandir a sua lista de clientes, utilizando os espaços online para a tarefa.

Se especialize em um segmento do mercado pouco abraçado e coloque a mão na massa! Ter uma carteira de clientes extensa toma tempo e experiência, mas toda lista longa começou com apenas um nome. Se você começar nesse momento, aos poucos terá números consideráveis e mais experiência.

E essas são apenas algumas das principais dicas. Crescer sozinho é muito mais difícil do que se levantar com o auxílio de outros, então não tenha receio em buscar parcerias. E essa é uma ideia que vale para todos os profissionais, independentemente de seu nível de experiência. Aos poucos, você chegará lá!

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

(15.08.2024)