Por Jeniffer Elaina (*)

jennifer 07102022

Cada dia mais cresce o número de brasileiros conectados na internet e, por isso, todas as áreas devem estar atentas às tendências deste mercado

O brasileiro gosta de trocar informações utilizando as redes sociais, não é mesmo? No Brasil, as pessoas ficam, em média, cinco horas nestas plataformas. Por isso, até corretor de seguros deve seguir as tendências digitais para continuar no mercado

Só no Facebook são 120 milhões de usuários contra 66 milhões no Instagram. Olhando, principalmente, para estes números, conseguimos ver o potencial do mercado digital no país.

Segundo um estudo feito pelo Swiss Re Institute, até meados de 2022, o setor de seguros no mundo poderá faturar mais de 7 trilhões de dólares. Este aumento pode estar acontecendo pelo fato das pessoas estarem mais preocupadas com a saúde após uma intensa pandemia. 

E é este motivo que, se você que é corretor de seguros, por exemplo, não estiver praticando estas novas tendências, poderá perder clientes importantes, já que é importante estar atento à evolução da tecnologia.  

Tendências digitais para corretores de seguros

Com todo este avanço, os clientes também acabam mudando o seu comportamento de consumo e a forma de se relacionar, por isso, caminhar junto com estas inovações pode ser o segredo de muito sucesso de vendas.

1 - Pequenos vídeos

Como falamos, as pessoas estão nas redes sociais, então, você também deverá anunciar o seu produto nestas plataformas.

Lembrando que o conteúdo produzido deve ser feito de acordo com o consumo daquela rede social. Por exemplo, se você optar pelo Tik Tok, saiba que terá que produzir vídeos curtos.

2 - Conheça o seu cliente

Com a ajuda da internet, podemos descobrir muitas informações das pessoas rapidamente, afinal, através de um chat, por exemplo, o cliente já se comunica com o corretor de seguros e já fecha o negócio.

Ter o perfil do cliente pode ser um grande diferencial no momento da negociação da contratação ou renovação de um seguro de automóvel, já que como você sabe detalhes sobre ele poderá oferecer o melhor produto.

Se você sabe que ele não poderá desembolsar muito para contratar o serviço ou está pensando em cancelar por questões financeiras, por exemplo, oferecer opções de seguro auto mais barato para não perder o cliente.

Mas para isso você deve ter um histórico e obter mais informações sobre o perfil dele.

Invista em uma ferramenta de Big Data para te ajudar no armazenamento de todas as informações dos seus clientes.

3 - Ofereça opções de contato

Raramente uma pessoa, nos dias de hoje, pega o telefone e liga para alguém, concorda? Por este motivo, dê opções de comunicação digital para o seu cliente.

Invista, por exemplo, em um chatbot, que além de agilizar bastante o processo, ainda otimiza o tempo de todos os lados.

4 - Plataforma de aquisição de seguro online

O comportamento quando o assunto é compras tanto de serviço quanto de produtos mudou muito depois da pandemia. Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela NZN Intelligence, mais de 70% dos brasileiros aumentaram as compras on-line após o Covid 19.

Por isso, um grande diferencial para as corretoras de seguros é estar completa no ambiente digital, seja em ter um site com todas as informações necessárias até a contratação como um aplicativo em que o cliente já terá tudo na sua mão.

Quanto mais rápida a comunicação com o cliente, mais rápido você poderá fechar o seu negócio. E como as pessoas não tem muito tempo, principalmente nas grandes cidades, o autosserviço é uma tendência bem importante para você continuar no mercado.

5 - Pagamentos diferenciados

Antigamente, todos os pagamentos de contas eram feitos via boleto bancário, mas com a chegada do PIX, por exemplo, este comportamento tem mudado.

A introdução desta forma de pagamento ou até mesmo a possibilidade de realizar o pagamento do seu seguro do carro, por exemplo, no cartão de crédito, é mais uma diferença que pode ser importante no momento de fechar um contrato.

Você, corretor de seguro, já aplica uma dessas tendências? Conte aqui nos comentários.

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

07.10.2022