Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

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O mundo sofre constantes alterações, especialmente quando o assunto são tecnologias. E o mercado dos seguros não está isento disso. Conheça neste artigo algumas dicas de tecnologia desse mercado que você precisa se atentar.

Assim como a maioria das profissões existentes no mundo, o corretor de seguros também precisa estar ligado nas novidades e tecnologias que surgem constantemente em seu mercado de trabalho.

Estar atento às novidades disponíveis significa ter maiores chances de completar vendas e fidelizar clientes. Esse é o sonho de todos os profissionais do mercado de seguros, e muitos outros mercados profissionais.

Acompanhe este artigo e conheça as principais dicas de novas tecnologias e mudanças do mercado de seguros.

Novidades tecnológicas

No CIAB FEBRABAN – Congresso de tecnologia da informação, que aconteceu no ano passado, algumas tecnologias novas foram apresentadas aos profissionais da indústria financeira e grande parte delas pode ser muito útil no mercado de seguros. Conheça as principais a seguir:

AI – Inteligência Artificial: muito usada na automação de processos, tanto no back como no front office, na sistematização de sinistros com o uso de drones e mais.

Canais de comunicação móvel: as empresas de seguro estão investindo cada vez mais em aplicativos e canais de comunicação digitais para aparelhos móveis. Isso faz com que o acesso do cliente a informação seja muito mais dinâmico.

Abertura da cadeia de valores: a desagregação de poder tem proporcionado parcerias funcionais com insurtechs (startups focadas na tecnologia para o mercado de seguros) que, além de fornecer a chance para outras empresas lucrarem, também melhoram a experiência do cliente e agregam valor ao produto.

Mudanças no mercado de seguros

Aliado às novas tecnologias surgem também algumas mudanças no mercado de seguros que valem a pena ser mencionadas. Afinal, de nada adianta ter acesso a uma infinidade de novas possibilidades se o profissional não se preparar para usá-las.

Por isso, é preciso que o corretor de seguros, além de estar sempre atento, também procure se manter sempre informado sobre o funcionamento das novas tecnologias e sobre como se comportar frente às novidades do mercado.

A melhor maneira para atingir tais resultados é o treinamento. É preciso que o profissional esteja apto a usar as tecnologias que, além de auxiliarem no aumento das vendas, também ajudam a evitar fraudes e possíveis desperdícios ou mesmo irregularidades.

Tantas inovações tecnológicas estão fazendo com que o número de insurtechs e startups que podem trabalhar aliadas ao setor se torne cada vez maior. Segundo a Câmara de Comércio Eletrônico, atualmente o Brasil conta com 35 insurtechs e um pouco mais de 70 startups aliadas ao mercado de seguros.

Renovar-se é preciso

Diante deste cenário que está vivendo uma expansão considerável neste ano de 2018, com o aumento pela procura de seguros de carro e outros tipos de seguros, é preciso que tanto o corretor como as seguradoras se mantenham sempre antenados e dispostos a inserir novas tecnologias em seu dia a dia.

A internet faz com que a comunicação entre o cliente e a empresa possa ser muito mais rápida e simples. Além disso, ela também vem alterando o hábito de consumo do brasileiro, já que a maior parte deles sempre que precisam de um produto ou serviço buscam primeiro na internet. Se sua empresa não estiver adequada a essa nova procura, certamente não terá sucesso.

(15.10.2018)