Por Andreia Silveira (*)

Com a pandemia, muitas famílias precisaram rever seus gastos. Então, como despertar o interesse dos motoristas em contratar ou manter seus planos de seguros? Veja dicas para vender mais seguros!

A pandemia do novo coronavírus resultou em crises financeiras no mundo todo. De repente, a população mundial se viu em isolamento social para conter a propagação do vírus, fazendo milhares de pessoas perderem o emprego, reduzirem a quantidade de serviço ou terem seu orçamento muito reduzido.

O comportamento de compra e consumo mundial começou a mudar, fazendo com que as empresas também se adaptassem a uma nova realidade. Se antes, a expansão e crescimento dos negócios on-line e formas diversificadas de atendimento e entrega eram esperados de forma progressiva, a pandemia fez com que entrassem em vigor rapidamente para que a economia continuasse a funcionar.

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O mercado de seguros e as mudanças necessárias

As seguradoras não escaparam dessa necessidade de adaptação, fazendo com que os corretores e gestores das empresas de seguros procurassem formas diferenciadas de atender e garantir com que os serviços fossem realizados, de forma eficiente e segura.

O corretor e a empresa que abraçarem estas adaptações e encontrarem novas formas para atender e oferecer seus serviços, tem um grande potencial de vender mais pacotes de seguros, mesmo em épocas de incertezas.

Como vender mais seguros em épocas de crise

Seguradoras, corretores e corretoras de seguros sentiram a influência da pandemia do novo coronavírus nos contratos de seguros. Enquanto o desemprego aumentou no país, a insegurança financeira predominou.

Assim, muitas famílias passaram a estudar as prioridades, cortando todos os gastos que consideravam ser de segundo plano. Para não perder os clientes, bem como conquistar novos, as seguradoras reinventaram os planos e a oferta de seguros.

Mas, além de oferecer planos mais atrativos, com custos reduzidos e coberturas mais enxutas, como vender mais seguros em época de incertezas? Veja algumas formas de atrair clientes e fechar contratos!

1. Atenda seu cliente de diversas formas

O atendimento pessoal não é mais tão indicado, nem seguro. Então, formas diferenciadas e facilitadas de atendimento podem ser a chave para conquistar e fidelizar mais clientes.

Atendimento via chat on-line, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, até atendimento por videochamada são essenciais para sanar as dúvidas dos clientes, mantendo o atendimento humanizado e personalizado.

A videochamada, por exemplo, é uma das formas que conquistam mais clientes, por mostrar com quem está falando, gerando uma conexão com o cliente, tendo basicamente a mesma interação de um atendimento presencial.

2. Processo 100% on-line

Para que mais vendas sejam conquistadas, todo o processo deve ser feito de forma digital, não somente o atendimento. Por exemplo, realizar a cotação do seguro on-line pode trazer muitos clientes pela facilidade de pesquisa de preço.

A assinatura do contrato, envio de documentos e vistoria do carro, por exemplo, também podem ser realizados de forma online. Isso faz com que os clientes não precisem sair de casa para resolver estes assuntos, tendo o processo de contratação mais rápido e prático, reduzindo as chances de os clientes desistirem do serviço contratado.

3. Estar presente nos canais digitais

Se todos os processos são realizados de forma digital, é imprescindível divulgar os negócios no meio digital, ou seja, na internet. Estar presente nas redes sociais e trazer conteúdos relevantes em blogs e websites pode trazer muitas vendas para o mercado de seguros.

Um website que tenha um blog com conteúdos informativos para sanar as dúvidas dos usuários, pode atrair possíveis clientes. Afinal, ao ler o conteúdo relevante e verificar que a cotação dos seguros pode ser feita de forma rápida e on-line, o cliente não pensará duas vezes em realizar a cotação com aquela empresa. Realizar ações de marketing de conteúdo pode trazer acessos orgânicos para o website da seguradora, podendo resultar em mais vendas.

4. Apostar em opções diversificadas

Hoje, é importante ter opções diversificadas de produtos ou serviços. O serviço padrão não é mais suficiente, é preciso possibilitar a personalização do plano de seguros de acordo com a necessidade do cliente, por exemplo.

O corretor de seguros deve ter parcerias com diversas seguradoras para garantir a variedade de ofertas, que caiba em todos os bolsos e perfis de clientes. Com diversas opções de planos aumenta a possibilidade de contratação, pois terá sempre um serviço que atenderá melhor às necessidades, cabendo no orçamento do cliente.

(*) Andreia Silveira, do site SeguroAuto.org, em 12.07.2021