A coordenadora jurídica da CâmaraSIN, Vivien Lys, foi uma das convidadas da CAMES (Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada) para falar sobre mediação nos contratos de seguros, em webinar promovido no dia 6 de junho.
Vivien falou sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) n° 29, de 2017, ao lado das advogadas especialistas Márcia Cicarelli e Viviane Teodoro, com mediação do diretor da Conhecer Seguros, Walter Polido. “O texto traz obrigatoriedade de assinatura de um termo específico, assinado pelas partes, para instituir a mediação, algo que a própria Lei de Mediação não determina”.
Vivien acrescentou dizendo ser óbvio que algumas partes preferem a instituição por escrito, mas o convite direcionado para a outra parte participar da mediação pode ser feito por qualquer meio de comunicação. “Ou seja, a comunicação verbal é um caminho eficaz para que a mediação se inicie”, apontou.
Ela também abordou a importância do corretor de seguros para colher mais benefícios na mediação do contrato de seguro. “Ele normalmente é a primeira pessoa procurada pelo segurado diante de uma negativa de cobertura. Estou na CâmaraSIN, do Sincor-SP, e vejo o quanto o corretor tem difundido a mediação e muitos estão fazendo cursos de capacitação no assunto. Temos tanto essa cultura do corretor equilibrar os interesses das partes, quanto profissionais se tornando mediadores”, disse Vivien. “Vivencio o corretor com esse chapéu, que incentiva a cultura da mediação no mercado”.
Ela concluiu agradecendo o convite da CAMES. “Quero agradecer à Câmara, ao Walter pela moderação dessa conversa e às profissionais que estão aqui. O meu apelo é que o setor pense, cada vez mais, nos métodos adequados de resolução de conflitos, sabendo escolher a arbitragem ou a mediação, e seus especialistas. Somente a experiência vai ser frutífera para quem se aventurar nesses métodos”, concluiu.
Fonte: Sincor-SP, em 23.06.2023