ens


Escola de Negócios e Seguros completa 50 anos!

Em meio século, ENS formou e capacitou profissionais nas mais diferentes áreas de atuação e nichos do Seguro

No próximo dia 30 de junho, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) celebra 50 anos de atuação. Comemoramos nesta data uma história escrita com muito comprometimento, foco e dedicação. Ao longo desses anos, traçamos uma trajetória marcada por pioneirismo e inovação, que nos permite olhar para trás com a certeza de que fizemos a diferença em muitas vidas.

Nessas cinco décadas, nossa instituição passou por muitas transformações, sempre motivadas pela constante necessidade de adaptação aos cenários de seguros no Brasil e no exterior, considerando aspectos tecnológicos, sociais, mercadológicos, econômicos e demais que circundam essa ampla indústria. Construímos a nossa Escola com olhar sempre atento às demandas do setor, entregando produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento profissional.

Em meio século, garantimos a formação e capacitação de profissionais nas mais diferentes áreas de atuação e nichos do Seguro. Foram mais de 580 mil pessoas impactadas por algum programa educacional e mais de 100 mil corretores de seguros habilitados!

Nossos produtos e serviços abrangem um amplo portfólio de cursos, pesquisas, publicações, programas responsabilidade social, palestras, congressos, parcerias internacionais e inúmeros outros projetos, sempre visando disseminar a cultura de seguros pelo País. Assim, seguiremos promovendo uma educação transformadora, que contribui para o desenvolvimento dos agentes atuantes nas principais esferas do Seguro.

Neste momento, aproveitamos a data para agradecer a todos que, de alguma forma, estiveram presentes na nossa trajetória. A ENS não seria a mesma sem nossos alunos, docentes, colaboradores, mantenedores e parceiros. Muito obrigado, vocês fazem parte da nossa história!


Em live, ENS lançará curso gratuito para Capacitação de Peritos Rurais

Transmissão será pelo canal da Escola no YouTube, a partir das 16h

A ENS realizará, no dia 7 de julho, uma live para lançamento do curso Capacitação de Peritos Rurais, criado pela Escola. O evento terá três debatedores: o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Pedro Loyola, e o presidente e o vice-presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg, Joaquim Neto e Daniel Nascimento, respectivamente. Eles vão abordar a importância do perito na cadeia de valor do seguro rural e a necessidade de formação para o desempenho da atividade, além do enorme potencial do agronegócio no Brasil.

Representando a ENS, a coordenadora da Escola Virtual da Instituição, Esmeralda Rocha, falará sobre o lançamento e detalhes do curso, que é gratuito. A apresentação será do diretor geral da Escola, Tarcísio Godoy. “Esse é um presente da ENS para o mercado de seguros rurais. O perito é um dos profissionais mais relevantes neste segmento, responsável por realizar inspeções prévias de risco e de regulação do sinistro nas atividades agropecuárias”, destaca Godoy.

Com abordagem introdutória, o curso é voltado a profissionais que ainda não conhecem o segmento e também para peritos que necessitam atualizar conhecimentos. A capacitação dos peritos já era foco de atenção do MAPA. Em 2020, o Ministério publicou o documento "Requisitos Básicos para Capacitação de Peritos Rurais", em complemento à Resolução nº 77 do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural. O documento estabelece os parâmetros mínimos a serem observados na capacitação técnica dos peritos agrícolas que atuam na regulação de sinistros de apólices contratadas no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

A transmissão será pelo canal da ENS no Youtube e terá início às 16h.


MBA dá peso ao currículo e traz melhor remuneração 

Matrículas realizadas até 17 de julho têm investimento reduzido

Troca de experiências, direcionamento da carreira, polivalência profissional e atualização de conhecimentos. Esses são alguns dos diferenciais que um MBA traz para os profissionais. Além disso, pesquisas apontam que um certificado de especialista tem, de fato, um peso no currículo nas seleções por empregos, assim como traz a possibilidade de melhores remunerações.

No setor de seguros esse cenário não é diferente. Se manter antenado às transformações e necessidades do mercado é fundamental para desenvolver uma carreira no segmento.

Para atender a essa demanda por qualificação, a ENS promove o MBA Gestão Estratégica de Seguros, que está com inscrições abertas para turmas com início em agosto. Há vagas para as modalidades online e presencial, no Rio de Janeiro (RJ).

Com duração de um ano e meio, o curso é voltado para profissionais que já atuam ou almejam atuar em carreiras de gestão em seguros, necessitando aprofundar conhecimentos em relação aos principais aspectos do mercado de resseguro, previdência privada aberta e saúde suplementar.

O conteúdo é dividido em três módulos: Instrumentais, Gestão e Específicas. Há ainda o módulo Instrumentais Opcionais, que conta com disciplinas como Matemática Financeira; Estatística Aplicada a Negócios; Cenários Econômicos; Ética e Responsabilidade Social Corporativa; e Fundamentos e Estrutura do Mercado de Resseguro.

Para participar é necessário ensino superior completo. Matrículas realizadas até 17 de julho têm desconto de 5% no valor do curso. Também há condições especiais de bolsas de estudos para colaboradores de empresas conveniadas.

As inscrições podem ser realizadas no endereço mba.ens.edu.br, onde mais informações estão disponíveis.


Road show mostrou potencial das startups israelenses

Evento foi conduzido por Samy Hazan, coordenador do treinamento internacional "Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel", oferecido pela ENS

Ferramentas tecnológicas poderosas para transformar e aumentar a eficiência operacional de uma indústria carregada de processos e documentação. Assim, cerca de 100 participantes do webinar “Conhecendo o ecossistema das insurtechs israelenses” puderam vislumbrar uma variedade de novas alternativas, ofertas e campos de atuação de negócios em seguros de 13 startups inovadoras.

Organizado pela Insurtech Brasil e Insurtech Israel, o evento ao vivo foi transmitido na última quinta-feira, 24 de junho, pela manhã no Brasil – e à tarde em Israel – por meio da plataforma Zoom. Coube a Samy Hazan, coordenador do Programa de Treinamento Internacional – Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel, oferecido pela ENS, e ao CEO da Insurtech Israel, Kobi Bendelak, a condução das atividades.

“Estamos muito felizes em reunir os dois ecossistemas e espero que deste encontro surjam ideias e insights que os unam e façam negócios juntos”, disse Samy.

Grande parte das insurtechs foram criadas recentemente e operam em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Em seus escopos, serviços baseados em inteligência artificial, big data, trabalho em nuvem e altíssima tecnologia aplicada a uma gama de indústrias, incluindo a securitária, a fim de ajudar as empresas a promover uma operação mais rápida e eficiente e também incluir socialmente pessoas que se encontram fora dos padrões convencionais do mercado de trabalho ou financeiro.

Análise de perfis e saúde por biometria facial via smartphone

É o caso da Facetrom, por exemplo, que oferece uma tecnologia inovadora de plataforma cruzada: a partir de uma única fotografia facial, o sistema pode analisar as características biométricas do rosto de uma pessoa para construir perfis precisos e detalhados sobre ela. A empresa acredita que 90% das pessoas que não possuem conta em banco são rejeitadas por empresas bancárias ou de seguros porque, tais empresas, não podem estimar o potencial de fraude iminente. O sistema da Facetrom pretende mudar esse cenário, devolvendo a possibilidade de negócios e promovendo igualdade entre os consumidores.

Sistema semelhante é o da Binah.ai, que fornece um aplicativo de monitoramento de saúde e bem-estar baseado em vídeo, que permite a qualquer pessoa medir os sinais vitais em tempo real, apenas olhando para a câmera de um smartphone.

Outro sistema inovador é o da empresa Emnotion. Há cinco anos, os fundadores decidiram resolver o problema central do monitoramento e previsão do clima: a complexidade. Eles criaram uma solução tecnológica simples que fornece, sob medida, previsões de curto, médio e longo prazo, de maneira global, para os riscos climáticos. O usuário final recebe alertas hiper locais para riscos específicos sob demanda e de acordo com sua atividade comercial.

Além destas insurtechs, particiram do road show as empresas Ifeel, Insurtix, Toonimo, BeyondMinds, Serenus AI, Lightico, Open Legacy, MediMe e Gefen Technologies.

Segunda edição em julho

Para os inovadores e espectadores que não puderam participar deste primeiro evento, um próximo encontro já está agendado para 7 de julho, às 11h (horário de Brasília). As inscrições podem ser feitas no endereço https://bit.ly/3p9yBg7.


Formação de Comissário de Avarias terá aulas em agosto

Curso está disponível nas modalidades online e presencial

O Comissário de Avarias é o profissional qualificado para atuar em sinistros dos ramos de Seguros de Transportes, que podem ser Nacional, Internacional e de Responsabilidade Civil do transportador. O campo de atuação é vasto, dinâmico e complexo, e a profissão passou por significativas alterações e modernização ao longo do tempo.

Preparado para atender o responsável pela carga segurada, sendo contratado, na maioria dos casos, pelas seguradoras, o comissário de avarias também pode trabalhar em nome do embarcador, destinatário ou transportador.

São múltiplas frentes de atuação, em atividades como vistorias de sinistros com cargas seguradas, vistorias preventivas realizadas antes do embarque, no acompanhamento de operações de carga e descarga, ou mesmo na regulação dos sinistros.

Para formar esses profissionais, a ENS ministra o Curso para Habilitação de Comissários de Avarias, que está com oferta nas modalidades online e presencial, esta última em São Paulo (SP). O início das aulas será no dia 2 de agosto.

O investimento é de R$ 3.230,00 e pagamentos no boleto têm desconto de 5%. O pré-requisito é ensino médio completo.

Outras informações e acesso ao formulário para inscrições estão disponíveis no site ens.edu.br.

Fonte: ENS, em 25.06.2021